SÁBADO // 07 DE DEZEMBRO DE 2013




ARTiVIS DiY Forest Surveillance Kit
40€

A vigilância tornou-se omnipresente. Desde o uso de câmaras de vídeo em locais públicos a dispositivos móveis com acesso à internet, redes de sensores e drones, a privacidade tornou-se num recurso escasso. E se, em vez de resistir ao uso das tecnologias de vigilância, as pudéssemos aproveitar para o bem público? E se as pudéssemos aproveitar para proteção da floresta?

 

Neste workshop os participantes são convidados a montar e explorar as possibilidades artísticas e activistas de um kit open-source de vigilância florestal. Este kit é baseado num Raspberry Pi (um popular computador de baixo custo), componentes electrónicos acessíveis e software open source.

 

ARTiVIS (Arte, vídeo em tempo real e interatividade para a Sustentabilidade) é um projeto de investigação que explora a utilização do vídeo em tempo real como ferramenta para a consciencialização ambiental, ativismo e exploração artística. O seu objectivo é criar uma rede peer-to-peer de vigilância da floresta, gerida pelos cidadãos com o recurso a software e hardware open-source.

 

 

Formadores: Pedro Ângelo e Mónica Mendes | Audiência Zero

Participantes: mínimo 8 e máximo 14

Mais informação: http://diy.artivis.net

Inscrição em http://gnration.bilheteiraonline.pt



[Workshop] 10:00 – 18:30 // GNRation lab