QUINTA // 07 DE JANEIRO DE 2016




Phonopticon
Phonopticon é um modelo de criao e representao sonora coletiva inspirado na arquitetura do Panopticon, um edifcio projetado por Jeremy Bentham no século XVIII, onde uma torre central tinha uma viso de 360 graus sobre as celas de prisioneiros que estavam dispostas em crculo. Conceptualmente, porém, as ideias de controlo e poder contidas no Panopticon so substitudas por representaes sonoras, livres e abstratas na sua essncia, que encontram diferentes significados nos processos de reflexo individual desencadeados em cada ouvinte. 

O Phonopticon é um espetculo onde so exploradas novas formas de expresso nas reas da composio, interpretao e espacializao eletroacstica, recorrendo construo de novos instrumentos acsticos e eletrnicos como elemento fulcral em todo o processo de criao. Em termos cénicos, o Phonopticon rene no centro uma série de fontes sonoras (instrumentos acsticos, elétricos e altifalantes) que podem ser visualizadas por toda a audincia, disposta concentricamente. A audincia é ainda envolvida por um conjunto de altifalantes dispostos nos limites do crculo envolvente.

Composio e desenvolvimento de novos instrumentos: Alberto Lopes, Alexandre Soares, Carlos Guedes, Filipe Lopes, Gustavo Costa, Henrique Fernandes, José Alberto Gomes, Ricardo Jacinto, Rui Dias e Rui Penha.
Interpretao: Henrique Fernandes, Filipe Lopes, José Alberto Gomes, Rui Dias e Rui Penha.
Produo executiva: Patrcia Caveiro
Produo: Sonoscopia
Projecto financiada pelo Secretario de Estado da Cultura / DGArtes

Horrios de visita:
Segunda a sexta das 09:30 s 18:30
Sbados das 14:30 s 18:30

Inaugurao com performance no dia 7 de Janeiro s 22:00.


7 JAN > 27 FEV | VÁRIOS LOCAIS | ENTRADA LIVRE | M/6