música

10 000 russos

10 000 russos

apresenta superinertia

15 Jan

Sábado

18:00

7 eur

blackbox

info covid-19: leia aqui os procedimentos para visita ao espaço

aviso: no seguimento da aplicação das novas medidas de contenção da pandemia, com entrada em vigor a 1 de dezembro, o acesso aos espetáculos do gnration requer agora a apresentação de certificado digital de vacinação completa ou comprovativo de teste negativo (PCR ou antigénio) realizado em período válido. Mais informações ou dúvidas, escreva para info@gnration.pt.

Com extensas digressões europeias, os 10 000 Russos, formados atualmente por João Pimenta (bateria), Pedro Pestana (guitarra) e Nils Meisel (eletrónica), são uma das mais internacionais bandas portuguesas da última década. Autores de um caldeirão sonoro que engloba fuzz, noise, kraut, pós-punk e industrial, fundidos num mantra psicadélico e elíptico, o trio é continuamente aclamado por público e imprensa, dentro e fora de portas. Os 10 000 Russos estão na vanguarda de uma neo-psicadelia, conquistaram já o estatuto de culto em vários países e contrastam com a grande maioria dos seus pares contemporâneos ao explorar territórios sonoros mais escuros e pela tentativa de reinvenção de um discurso baseado em guitarras. Trabalham a repetição e afastam-se da componente mais clássica da estrutura “canção”, criando texturas sonoras melódicas com ares de música eletrónica de dança que pisca o olho ao industrial distópico dos anos 80.

Em 2021, lançaram Superinertia, o quinto longa duração da carreira que iniciaram em 2013 e o quarto a ser lançado pela seminal editora britânica Fuzz Club Records, também casa para nomes de culto como The Underground Youth, Dead Rabbits ou The Myrrors. Para trás fica uma já belíssima discografia: Kompromat (2019), um disco colaborativo que os junta aos holandeses Radar Men From The Moon (2018), Distress Distress (2017), apresentado no gnration em noite partilhada com os norte-americanos Moon Duo, e a estreia homónima em 2015, disco que posicionou os 10 000 Russos num lugar só seu dentro do universo da música independente.

classificação etária m/6

Internationally acclaimed Portuguese experimental trio 10 000 Russos present their fifth album ‘Superinertia’

Created using Figma