serviço educativo / workshop

a tecnologia que nos rodeia: braço mecânico com arduíno

por ctem academy

8 Jun

Sábado

10:00 - 12:30

12 eur

Na sociedade atual é impensável viver sem tecnologia. A tecnologia influencia fortemente o nosso modo de vida e condiciona hábitos e comportamentos. Devido à sua evolução constante torna-se uma mais valia manter um nível de conhecimento atualizado que nos permita perceber a forma como atua, como interage e como a usar ativamente. Ao longo dos nossos workshops, tendo estes pontos como partida, iremos explorar a tecnologia e as suas aplicações em diferentes contextos, recorrendo à plataforma de Arduíno e a outros aplicativos que a possam complementar.

O Arduíno é uma plataforma de prototipagem eletrónica de hardware livre, e de baixo custo, que permite criar as mais variadas aplicações de forma rápida e simples. De uma forma simplista, podemos dizer que se trata de um microprocessador capaz de recolher e avaliar diferentes informações (dados) do ambiente externo, processar os dados recolhidos e reagir em tempo real com ações físicas previamente programadas. A programação é feita numa interface simplificada com sintaxe muito semelhante à da linguagem de programação C e C++.

Neste workshop vamos abordar uma área da robótica que surgiu para satisfazer necessidades da indústria. Contudo, a cada dia que passa encontramos novas aplicações nas mais variadas áreas, desde a medicina à culinária. Vamos construir e programar um braço robótico para descobrir uma variedade de aplicações no dia a dia. Pretende-se que os participantes compreendam melhor as aplicações e vantagens no uso deste tipo de robôs, mas também as suas limitações.

 

formadores sérgio branco
público-alvo alunos, criadores, artistas, professores, formadores, público em geral
faixa etária dos 16 aos 30 anos
limite de participantes 20 participantes (mínimo de 8)
nota inclui utilização gratuita do kit arduíno – computação física
recursos necessários aos participantes computador portátil

Created using Figma