instalação

akhromology, por florence to

scale travels

11 Jul

a 28 Set

10:00 - 18:00

gratuito

galeria INL

Durante o período de residência artística que levou a cabo no INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em fevereiro deste ano, a artista escocesa Florence To trabalhou com investigadores do grupo de Nanofotónica, participando em diversos processos de observação de nanomateriais envolvendo a interação entre luz e matéria. Durante estes processos, a artista constatou que as metodologias utilizadas na investigação nano não se revestiam apenas de um carácter científico, mas também, na sua perspetiva, de uma riqueza artística por descortinar.

Akhromology, a instalação que agora apresenta, em estreia absoluta, como resultado dessa mesma residência artística, reinterpreta o processo sensorial do ato de investigação. Apelando aos sentidos de visão e audição, a instalação parte das técnicas de pesquisa para demonstrar o espaço onde decorre a investigação e onde a teoria, o processo, a intuição e a memória emocional se fundem com os ambientes sonoros do laboratório.

No seu percurso artístico, Florence To desenha e produz instalações sonoras e de luz, criando gráficos generativos de movimentos com um forte foco no desenho espacial e arquitetónico para projetos site-specific. Para além de explorar os efeitos cognitivos e emocionais, e como estes são experienciados no espaço, faz ainda pesquisa em neurociência para recolher matéria relacionada com as vibrações. Florence realizou já residências artísticas em reputadas instituições como a Société des Arts Technologiques(SAT), no Canadá, e a SpADE – The Spatialization and Auditory Display Environment, na Irlanda.

Akhromology exhibits techniques of perceived colour and opponent process theory understanding colours as specific wavelengths of visible light that can be perceived by the human eye, and how vision has the ability to sense colour controlled by three receptor complexes with opposing actions such as red-green, blue-yellow and black-white. The Scottish born artist and director Florence To designs and produces sound and light installations creating generative motion graphics with a strong focus on architectural spatial design in site specific projects. 

 

scale travels
é um programa colaborativo sobre arte e nanotecnologia

direção artística e produção
gnration

supervisão científica
Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia

 visitas guiadas a grupos info@gnration.pt

 

Created using Figma