cinema no pátio: as asas do desejo, de wim wenders

cinema no pátio

8 Ago

Quinta

21:30

gratuito

pátio exterior

AS ASAS DO DESEJO
Wim Wenders / Alemanha e França / 1987 / Drama / 128’ / M/12

Na Berlim pós-guerra, Damiel e Cassiel são dois anjos que deambulam pela cidade. Invisíveis aos mortais, eles leem os seus pensamentos e tentam confortar as almas que encontram. Entretanto, um dos anjos apaixona-se por uma trapezista, e deseja tornar-se humano para experimentar as alegrias e tristezas de cada dia.

 

CINEMA NO PÁTIO
O cinema, como síntese de todas as artes, consegue representar o irrepresentável.

E consegue-o aproximando-se de uma ilusão de realidade assente na mais bela das mentiras: o cinema ele mesmo, como desvelamento de aparições, como aparência das coisas estarem e acontecerem lá, neste lá mesmo à nossa frente. Pelo cinema  conseguimos ver o que não vemos no mundo de cá. Inegável paradoxo? Talvez, mas apenas se não o considerarmos em termos cinematográficos: é que pelo cinema estamos sempre mais próximos do impossível. A proposta destas sessões anda à volta de algumas invisibilidades que o cinema, precisamente, dá a ver (não só mas também): a morte em O Sétimo Selo, (Bergman, 1957), os anjos em As Asas do Desejo(Wenders, 1987), o outro eu em A Dupla Vidade Véronique(Kieslowski, 1991) e os sonhos, em Corpo e Alma(Enyedi, 2017). – por Eduardo Brito

O ciclo Cinema no Pátio 2019 é programado por Eduardo Brito.

Eduardo Brito trabalha em cinema, fotografia e escrita. Tem o mestrado em Estudos Artísticos, Museológicos e Curadoriais pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Na FBAUP é assistente convidado e investigador no I2ADS. Escreveu o argumento das curtas O Facínora (Paulo Abreu, 2012), A Glória de Fazer Cinema em Portugal (Manuel Mozos, 2015), Catherine ou 1786 (Francisca Manuel, 2017) e O Homem Eterno (Luís Costa, 2017) e, com Rodrigo Areias, da longa Hálito Azul (2018). Realizou as curtas metragens Penúmbria (2016) e Declive (2018).

Cinema, as a synthesis of all arts, is able to represent the irrepresentable. This series of films explore some of the invisibilities that cinema allows us to see: death in ‘The Seventh Seal’ (Bergman, 1957), angels in ‘Wings of Desire’ (Wenders, 1987), the other self in ‘The Double life of Véronique’ (Kieslowski, 1991) and the dreams, in ‘On Body and Soul’ (Enyedi, 2017).

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