música

eli keszler

apresenta stadium

29 Mar

Sexta

5 eur

22:30

blackbox

De ano para ano, a atenção sobre Eli Keszler aumenta, atenção essa perfeitamente justificável e meritória. Quando atentamos no complexo e cuidado trabalho que tem vindo a apresentar ao longo da última década, percebemos que estamos perante um raro artista multidisciplinar. Percussionista, compositor, artista visual e sonoro, o norte-americano debruça-se exemplarmente na interação entre som e ambiente, transformando espaço físicos e virtuais através das suas performances, instalações e gravações.

Enquanto percussionista, Keszler tem sido colaborador regular para diversos nomes de excelência da música contemporânea, com destaque maior para Laurel Halo, ao vivo e no seu novo disco Raw Silk Uncut Wood, ou com Oneothrix Point Never, no recente espetáculo Myriad. Nas colaborações discográficas, encontramos Keszler em coautorias brilhantes com o compositor e produtor norte-americano de música eletrónica Keith Fullerton Withman (em disco homónimo), o guitarrista e multi-instrumentista australiano Oren Ambarchi (em Alps) e o músico norte-americano de jazz Joe McPhee (em Ithaca).

Sobre Stadium, o seu nono e mais recente disco a solo, com lançamento pela Shelter Press, editora da artista avant-gardefrancesa Félicia Atkinson, Keszler diz-nos que é uma resposta à sua recente mudança do sul de Brooklyn para Manhattan. O percussionista eleva o kitde bateria a uma estratosférica fusão de jazz avant-garde, música eletrónica e música ambiental. Ao longo dos 12 temas que compõem o álbum, o que ouvimos é uma luta entre instrumento e espaço físico – que nos primeiros minutos desfaz qualquer ideia pré-concebida sobre o que é uma bateria e como deve soar -, resultando numa soberba aventura de dinâmica e exploração sonora subjugada ao ritmo. Em palco, Keszler prende toda a sua atenção na exímia abordagem que faz à bateria, transpondo público e som para uma nova dimensão. Stadiumfigurou na 13ª posição na lista dos 50 melhores discos de 2018 para a conceituada magazine britânica Wire.

New York-based drummer Eli Keszler presents his new album ‘Stadium’, out on Félicia Atkinson’s french labem Shelter Press.

Created using Figma