instalação

landscape past future, por adam basanta

inserido no programa index

23 Out

a 11 Jan 2020

gratuito

galeria gnration

A abundância de imagens digitais e a sua proliferação em diferentes plataformas culturais deram origem a uma era em que não apenas temos acesso a mais imagens do que nunca, como também dominamos as ferramentas de computação necessárias para organizar esta enorme quantidade de dados visuais.
Landscape Past Future responde a este ambiente usando obras de arte das principais coleções institucionais, disponíveis publicamente, para criar novas obras de arte digitais. Usando a filtragem de metadados e técnicas de machine‑learning, pequenos conjuntos de pinturas de paisagem são identificados e classificados. Aplicando um software de mosaico digital personalizado, pequenos “azulejos” desses conjuntos de dados são colocados e rearranjados numa tela virtual para criar uma nova imagem agregada.
Num momento em que o mundo natural está a colapsar sob o peso das tentativas humanas de o conquistar, a pintura paisagista e a sua associação romântica com a natureza bucólica são reconstituídas num universo digital de preservação: um simulacro virtual que contrasta com o nosso testemunho do desaparecimento do mundo natural. 

Adam Basanta (1985) é artista, compositor e performer de música experimental. Nasceu em Tel‑Aviv (Israel), cresceu em Vancouver (Canadá) e atualmente vive e trabalha em Montreal (Canadá). As suas instalações, esculturas e trabalhos visuais têm sido expostos um pouco por todo o mundo, assim como os seus concertos de música experimental têm sido apresentados mundialmente em diversas salas e festivais, tendo visto o seu trabalho reconhecido com prémios nacionais e internacionais.

 

De 23 a 27 de outubro, Braga vai receber o index, um evento dedicado à relação entre arte e tecnologia, que surge no contexto do programa da cidade de Braga enquanto Cidade Criativa da UNESCO para as Media Arts.

 

The abundance of digital images and their proliferation across cultural platforms has given rise to an era in which we not only have access to more images than ever but also the computation tools needed to organize this overwhelming amount of visual data. ‘Landscape Past Future’ responds to this environment by using publicly available artworks from major institutional collections to create new digital artworks. Adam Basanta is an artist, composer and performer of experimental music. Born in Tel‑Aviv, Israel, and raised in Vancouver, Canada, he currently lives and works in Montreal, Canada.

Created using Figma