instalação

microscapes, por joanie lemercier

scale travels

15 Out

a 12 Jan 2019

gratuito

galeria inl

scale travels é um programa colaborativo entre o gnration e o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) sobre ciência e nanotecnologia.

No seu trabalho, Joanie Lemercier questiona tópicos como a geometria, arquitetura, natureza e como o cosmos está estruturado. Em alguns trabalhos investiga a relação entre formas simples, padrões, construções, catedrais, edifícios e obras de arquitetos ao longo dos tempos, mas também vastas paisagens, montanhas e desertos.
O grupo de investigação em Nanoquímica do INL encontra-se a trabalhar no aprimoramento e otimização das tecnologias das células solares impressas e na exploração de como a nanotecnologia pode aumentar a eficiência de células fotovoltaicas. Na residência artística que levou a cabo no INL, no âmbito do programa Scale Travels, Joanie Lemercier aproveitou para seguir esta investigação e teve a oportunidade de explorar o universo numa nova escala, passando grande parte do tempo a investigar um espaço mais pequeno que uma gota de água. Esculturas geométricas minimais, cavernas de cristal escuro, aglomerados poligonais complexos, Lemercier partiu numa jornada, observando a superfície de uma nova geração de células solares em desenvolvimento no INL. Lemercier teve acesso a amostras de laboratório e realizou observações de microscópio em várias etapas do processo. O artista capturou imagens e vídeos destas infinitamente complexas microscapes e criou uma instalação que convida o visitante a descobrir estes universos invisíveis ao olho humano. Esta exposição é uma tentativa de comunicar algumas das experiências que ele encontrou, partindo do ponto de vista do artista visual.

O artista francês Joanie Lemercier foca-se maioritariamente na projeção de luz no espaço e na sua influência na nossa perceção, tendo um forte interesse em estruturas físicas: da geometria aos padrões, passando pelas formas minimalistas. Em 2008, junto com Yannick Jacquet, Romain Tardy e Olivier Ratsi, fundou a editora visual AntiVJ. Cinco anos mais tarde, funda um estúdio criativo onde desenvolve instalações, peças para galerias e experiências onde usa a luz projetada no espaço.

Joanie Lemercier is a French artist primarily focused on projections of light in space and its influence on our perception. Lemercier has been hosted in residence at INL to follow this research. He had access to lab samples and conducted microscope observations at various stages of the process. This exhibition is an attempt to communicate some of the experiences he encountered, from a visual artist perspective.

Created using Figma