Spectrum - Encontros da Imagem 2018
Com mais de trinta anos de existência, os Encontros da Imagem so um festival internacional anual criado a partir de Braga e com foco na fotografia e artes visuais. A 28 edição irá decorrer entre os dias 21 de setembro e 28 de outubro e terá extensões nas cidades de Barcelos, Famalicão, Guimarães e Porto. Resultante da parceria entre o gnration e os Encontros da Imagem, o espetáculo inaugural do festival decorrerá no gnration e apresentará Spectrum, do enigmático músico britânico Pete Kember. No âmbito da parceria e unicamente para este espetáculo, Kember contará com a colaboração do artista português Sérgio Couto, que fará uma manipulação visual em tempo real durante o concerto. O artista português apresentará ainda uma instalação a partir do arquivo digital do festival.

SPECTRUM
com a colaborao visual do artista portugus Sérgio Couto

Desde o incio dos anos 80 que Pete Sonic Boom Kember explora a sua viso nica da msica e f-lo de diferentes maneiras. Dos seus Spacemen 3 ao toque de mgico que deixa enquanto produtor em nomes como MGMT ou Panda Bear, Pete Kember tornou-se numa figura icnica da msica das ltimas décadas. Aps o fim dos Spacemen 3, uma das mais marcantes bandas do universo alternativo dos anos 80 e que definiu os termos space-rock, shoegaze e drone-rock, Kember formou os Spectrum, uma espécie de continuao sonora do que vinha a fazer ao lado de Jason Pierce. Inicialmente, em 1991, aquando dos primeiros anos de atividade, Spectrum apresentava-se em formato banda e contava ainda com colaboraes de luxo como a dos Jessamine ou a de Silver Apples. Anos mais tarde, Kember usaria o nome de Spectrum para os seus trabalhos a solo. Ainda assim, no foram raras as vezes que teria Pete Bain, membro original dos Spacemen 3, na formao. Entre 2008 e 2011, com uma formao de quatro elementos, Spectrum fez longas digresses nos Estados-Unidos e na Europa. Neste perodo, contam-se os concertos de abertura para o regresso dos My Bloody Valentine e o festival All Tomorrow Parties. J nas edies, a regularidade com que Spectrum lana material desde o seu incio é uma prova da sua vitalidade criativa, onde se destaca o ltimo trabalho, em 2013, com um sete polegadas partilhado com Sonic Boom e MGMT. A verdade é simples: seja como Sonic Boom ou como Spectrum, sabemos que a genialidade vive Pete Kember enquanto fonte inesgotvel na criao ambientes sonoros, ou no fosse o msico britnico apontado como influncia primordial no surgir de muitos dos novos grupos da ltima década. 

English musician and producer Pete Kember, founding member of the alternative rock band Spacemen 3, returns to live concerts with his 90s band Spectrum. 


21 SET| BLACKBOX | 22H30 | 7 | M/12
Bookmark and Share