música

marco franco

apresenta arcos

23 Abr

Sexta

21:15

7 eur

blackbox

info covid-19: leia aqui os procedimentos para visita ao espaço

A existir uma lista com bateristas portugueses de relevo, o nome de Marco Franco deverá obrigatoriamente dela constar. O número de projetos que comanda ou com quem colabora é já extensa se apenas citarmos alguns. Mikado Lab, Memória de Peixe, Peste & Sida, Braindead, Tim Tim por Tim Tum, Dead Combo, Carlos Bica, Rodrigo Amado, Gonçalo Almeida ou o supergrupo Montanhas Azuis, que leva a cabo com Bruno Pernadas e Norberto Lobo, um dos seus músicos favoritos. Mas não é sobre o seu trabalho na bateria que nos centrarmos aqui e serve este último exemplo, Montanhas Azuis, para falar de um outro instrumento que Franco domina com brilho: o piano.
Em 2017, Marco Franco apresentava-se no gnration para dar a conhecer a sua estreia discográfica ao piano. Estávamos em maio e o músico partilhava a noite com as delicadas composições de Bing & Ruth, projeto liderado pelo pianista David Moore. Na altura, soaria estranho se disséssemos que Marco Franco daria um concerto totalmente ao piano e longe das peles. Habituados a vermos a sua figura de músico rodeado por um kit de bateria, Marco Franco rompia essa imagem com Mudra, disco editado pela Revolve. Autodidata das teclas, o músico que é também artista visual dava a conhecer um conjunto de peças de uma sensibilidade extrema. Agora, um bom par de anos depois, Franco dá continuidade a essa sensibilidade com um novo disco, e na mesma casa editorial, a Revolve. Arcos surge de uma vontade que permaneceu em fazer um segundo trabalho de originais e de um seguimento na exploração da sua abordagem ao piano, mas também de cruzar música nova com música recentemente antiga.
Independentemente das suas vontades e direções, o que é certo é que a sensibilidade de Marco Franco ao piano é inabalável. E isso reflete-se na sua música e em quem a perceciona, pelo que não terá sido ao acaso que a sua nota de apresentação o descreve como um músico que “faz música para quem ouve com o coração”.

Marco Franco, Portuguese musician most known for his drummer works on indie and jazz music, presents his second solo piano album, ‘Arcos’.

Created using Figma