exposição / programa expositivo

encontros da imagem 2024: o cenário oriental, por yuxing chen

20 Set

a 19 Out

gratuito

pátio exterior

m/6

programa completo em encontrosdaimagem.com

The Oriental Scene/ O Cenário Oriental investiga o conceito de arquitetura Chinoiserie no Reino Unido, no contexto do decolonialismo. O projeto utiliza a réplica da Torre de Porcelana de Nanjing, em Kew Gardens (Londres, Reino Unido), como principal objeto de uma investigação, que inclui objetos, desenhos e documentos que mostram como o pagode foi representado em vários meios.
Nos séculos XVII e XVIII, enquanto a Europa vivia uma onda de Chinoiserie, Sir William Chambers construiu, nos Jardins Reais de Kew, em 1762, uma réplica da Torre de Porcelana de Nanjing, que foi destruída pelo exército Taiping em 1856. Não foram deixadas fotografias da Torre de Porcelana antes da generalização da fotografia. Há diferenças subtis na representação da Torre de Porcelana nas imagens preservadas no Oriente e no Ocidente, o que origina confusões; por exemplo, o número de andares da Torre de Porcelana é mostrado em gravuras europeias e ilustrações de livros tanto na versão de nove como de dez andares. No entanto, de acordo com a tradição budista chinesa Han, na maioria dos casos, o pagode deve ter um número ímpar de andares, e a Torre de Nanjing tem nove. O facto de o Pagode de Kew ter dez andares levanta a suspeita de ter sido deturpado pela imagem, mostrando uma relação ligeiramente paradoxal entre realidade e ficção.
Motivado pelo “número de histórias erradas”, este projeto explora a apropriação, a descontextualização e a reatribuição de significado a símbolos orientais ao longo do tempo e do espaço. O projeto preocupa-se com a interrogação do orientalismo e a criação de narrativas visuais. Repensar a forma como os pagodes têm sido usados para criar imagens do Oriente e usados pelo Ocidente para retratar a alteridade cultural. Também gira em torno da sobreposição e combinação de obras artísticas históricas e contemporâneas, e documentos visuais, apontando para o processo de transferência cultural visual em relação ao pagode. Este projeto utiliza a fotografia para apresentar estas imagens de uma forma contemporânea. Através do esbatimento do Orientalismo, a redação arquitetónica envolve-se no debate sobre a propriedade cultural do Oriente, revelando a história da colonização cultural por detrás das cenas orientais criadas pelo Ocidente e os problemas institucionais do museu.

yuxing chen

Yuxing Chen (1998, China) é uma artista que utiliza fotografia e arquivos. Completou o mestrado em Fotojornalismo e Fotografia Documental na Universidade de Artes de Londres. A fotografia expandiu a sua perspetiva como uma nova abordagem à narrativa e à representação. A sua prática fotográfica centra-se na criação e na discussão da descolonização da diferença, do exotismo do orientalismo e do olhar que este traz consigo. Yuxing recebeu o Prémio IPE da Royal Photographic Society. As suas obras foram selecionadas como TOP20 Chinese Contemporary Photography, pré-selecionadas para o Grand Prix Images Vevey 2023, selecionadas para o Copenhagen Photo Festival 2024, para o PhMuseum Days Exhibition 2023 e nomeadas para o 4º Prémio de Fotografia 1839. O seu trabalho foi exposto em Itália, Inglaterra, Alemanha e China. O seu trabalho encontra-se em coleções privadas e públicas, no Museu de Arte de Zhejiang e na Universidade de Artes de Londres. O seu trabalho foi apresentado no British Journal of Photography, Chinese Photography, RPS Journal, GUP magazine e em muitas outras publicações.

Created using Figma