exposição
endless sun: the cinematic sunrise, por hugo de almeida pinho
O sol é um elemento medial na imaginação coletiva, enquanto forma cultural, força espiritual, e com um importante poder ideológico e biopolítico. A sua energia mantém o planeta funcional, regula os ritmos metabólicos de plantas e animais, e faz parte de um capital global contemporâneo de poder tecnológico e económico. Constituindo-se como um dos temas mais urgentes no atual contexto da geopolítica internacional, a energia pode ser utilizada como um mecanismo de promoção de certas formas de autoritarismo, neocolonialismo, sistemas autocráticos e crises climáticas.
Desdobrando-se em duas exposições – The Cinematic Sunrise (que estará patente no gnration) e Capital Blindness (nas Carpintarias de São Lázaro, em Lisboa) – Endless Sun é um projeto de investigação artística sobre a relação da tecnologia com a materialidade geológica e as políticas energéticas contemporâneas. Considerando diversas ligações entre o sol, a terra, a energia e a tecnologia, este projeto reflete sobre a ideia de capitalismo solar, a força construtiva e destrutiva do sol que moldou ideologias ligadas ao capitalismo, imperialismo e produtivismo.
No gnration, Endless Sun: The Cinematic Sunrise aborda as materialidades e as realidades históricas das estruturas que definem parte da cultura tecnológica atual, e a sua relação com imaginários e políticas geológicas e energéticas. Partindo de dimensões sociais, ecológicas e políticas, esta exposição reflete sobre questões ligadas à crise climática, condenando formas de heliocentrismo e de geocentrismo que desenvolvem processos de marginalidade, apropriação e colonialismo energético e ecológico.
Hugo de Almeida Pinho é artista e investigador, natural de Ovar. Tem um mestrado em Media Art pela HfG Karlsruhe como bolseiro da Gulbenkian. Expõe regularmente desde 2009 em espaços como a ACUD (Berlim), Brotéria (Lisboa), CRIPTA 747 (Turim), DIDAC (Santiago de Compostela); Künstlerhaus Bethanien (Berlim); Appleton (Lisboa); e The Bermondsey Project (Londres).
o circuito – serviço educativo braga media arts promove um conjunto de visitas orientadas gratuitas a esta exposição a 26 out, 23 nov e 7 dez.
projeto curatorial paulo mendes
apoio à criação direção-geral das artes / república portuguesa
apoio à produção
artworks / residências no entulho
ronda da cotovia – associação cultural
a galeria um tem o apoio da EDIGMA e SABSEG Seguros
apoio república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses
Endless Sun: The Cinematic Sunrise addresses the materialities and historical realities of structures shaping contemporary technological culture, exploring their interplay with geological and energy-related imaginaries and policies.