serviço educativo

curso livre em história das media arts

circuito avançado

7 Nov

a 28 Out

18:30

5 eur por sessão / 16 eur cartão 4 sessões

online

Numa sociedade onde a tecnologia está imbuída nas mais simples tarefas diárias, tentar separar as media arts dos restantes domínios artísticos pode ser, como coloca o teórico e artista Lev Manovich, demasiado redutor. Tecnologia e criação artística são hoje duas faces da mesma moeda. Mas será que foi sempre assim? Como surgiram as media arts? E onde se desenha a fronteira entre aquilo que cabe ou não neste domínio artístico? O termo media arts tem servido de chapéu a diversas subcategorias ‑ de que são exemplos, entre outros, a arte sonora, a bioarte, a arte digital ou a realidade virtual ‑ e que frequentemente se expandem para além do seu entendimento.
Dividido em quatro módulos, o Curso Livre em História das Media Arts propõe uma visão alargada deste conceito, facultando uma contextualização histórica do surgimento das novas linguagens até à adoção das expressões híbridas dos dias de hoje.

7 nov
módulo 1 media arts, pensamento e ação
A relação das tecnologias e das técnicas com os processos de criação artística na construção do conhecimento humano.

14 nov
módulo 2 história das media arts I
O performativo e o experimentalismo. Das primeiras vanguardas aos eventos EAT – Experiments on Art and Technology

21 nov
módulo 3 história das media arts II
As práticas artísticas e as formulações teóricas das medialidades artísticas em relação ao corpo e o vivo: das noções dos corpos tecnologicamente expandidos à arte viva (bioart).

28 nov
módulo 4 media, multimedia, hipermedia, moist media, novos media e intermedia
Novas formas de expressão artística e computação.

formadores
andré rangel e verónica metello

duração
2h por sessão

público‑alvo
interessados em media arts e em história e teoria da arte contemporânea, independentemente dos seus estudos ou percursos profissionais

nota
o curso é composto por quatro módulos que poderão ser frequentados de forma independente. a formação será online, através da plataforma zoom. próximo das datas de cada módulo será enviado um link de acesso a cada um dos participantes

Circuito é o Serviço Educativo da Braga Media Arts e vem fazer múltiplas ligações entre criação, Media Arts e comunidade. Aqui as novas tecnologias são motor de produção, de conhecimento e de fruição da arte. E as atividades são pensadas para escolas, famílias, crianças, professores, seniores, comunidades, profissionais, amadores, artistas e quem mais quiser juntar-se.
Este é um Circuito aberto a todos. Conheça-o melhor aqui.

mini circuito · atividades e espetáculos para crianças, acompanhadas por familiares
circuito escolar · atividades para a comunidade escolar
circuito avançado · atividades e formação para públicos jovem, adulto e iniciado
circuito para todos · atividades e espetáculos para todos os públicos
fora de circuito · projetos especiais

Created using Figma