cultura em casa

scale travels: (suspensão) zona noérgica, por fernando josé pereira

21 Fev

Domingo

21:30

online

Em julho de 2016, a galeria INL recebia a segundo trabalho artístico resultante do Scale Travels, programa desenvolvido em parceria com o INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e que proporciona a criação de novos trabalhos artísticos que promovem uma relação entre arte e nanotecnologia. Partindo de uma analogia com o período pandémico que vivemos e a clean room do INL, o artista e professor Fernando José Pereira recupera a vídeo-instalação que criou a convite do gnration para o programa de residências artísticas.

suspensão (zona noérgica)
por fernando josé pereira
jul — set 2016

Fernando José Pereira é artista plástico e professor. Tem exposto desde os anos 90 em espaços independentes, menos independentes, galerísticos e museológicos em Portugal e no estrangeiro. Integra, em paralelo com estas atividades, o coletivo de música experimental Haarvöl.

A realidade parece suspender-se quando damos conta de um espaço quase sem partículas, com cem partículas. Em suspensão. A realidade desrealiza-se num tempo que é demorado, contemplativo, silencioso, asséptico. Um tempo suspenso.  Um tempo que se suspende porque quer abraçar a abstração e, ao empreender esta desrealização, provoca uma espécie de suspensão espacial que o direciona diretamente para uma forma de saber, que por ser, também ela, abstrata, se apresenta suspensa da realidade de que faz parte. Imagens movimento paradoxalmente estáticas, figuras estranhas, quase alienígenas, máquinas que já não são máquinas, antes, entes maquínicos em suspensão. Um tempo suspenso e um espaço suspenso. Uma suspensão desreal no espaço da temporalidade urbana, rápida, ruidosa, suja. Uma zona, talvez, a Zona*. Uma zona necessariamente suspensa. Uma zona noérgica**.

“Suspensão (zona noérgica)” é uma vídeo instalação que pretende refletir sobre toda esta problemática em forma de pausa, isto é, com um princípio, um meio e um fim. Uma narrativa que, por recusar a estética loop (repetição contínua), solicita ao espectador que suspenda um pouco do seu tempo para a fruir na íntegra.

* A Zona é uma referência a um espaço/tempo de exceção corporizada no filme de Andrei Tarkovski, “Stalker”.
** A palavra noérgica deriva de no·er·gi·a, substantivo feminino no âmbito da Filosofia, que significa Atividade, trabalho intelectual; inteligência.

 

scale travels é um programa colaborativo sobre arte e nanotecnologia

parceiro
inl ‑ international iberian nanotechnology laboratory
direção artística e produção
gnration
supervisão científica
Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia

 

Created using Figma