música

tarta relena

tarta relena

4 Mar

Sexta

22:00

7 eur

blackbox

info covid-19: leia aqui os procedimentos para visita ao espaço

aviso: no seguimento da aplicação das novas medidas de contenção da pandemia, com entrada em vigor a 1 de dezembro, o acesso aos espetáculos do gnration requer agora a apresentação de certificado digital de vacinação completa ou comprovativo de teste negativo (PCR ou antigénio) realizado em período válido. Mais informações ou dúvidas, escreva para info@gnration.pt.

Helena Ros e Marta Torrella são Tarta Relena, duo catalão que desafia a tradição oral do Mediterrâneo, transpondo-a para a atualidade contemporânea e fazendo-a de forma ímpar. Tradicional e transgressor, pode dizer-se que o trabalho das Tarta Relena é único.
Longe de querer criar um selo do tradicional e definir o Mediterrâneo, Helena e Marta pretendem fazer o seu próprio repertório, que vai desde a música de tradição oral a canções de autor, que de uma forma ou de outra, estão relacionadas com a área geográfica do Mediterrâneo. Tarta Relena cantam a partir da perspetiva de que aquilo a que chamamos de folclore é um repertório vivo e comovente. Por conseguinte, esta realidade é moldável e pode ser reinterpretada com os instrumentos e sonoridades que temos agora ao nosso alcance. Uma ferramenta chave é a eletrónica com a qual re-significam as melodias sem deixar de lado as suas origens. O estudo e o conhecimento do caminho e dos contextos que deram origem a estas músicas abre as portas da experimentação para novos significados. No trabalho das Tarta Relena, há também o desejo de brincar a esbater o conceito de autoria, reunindo melodias tradicionais anónimas e canções recentemente criadas sob o mesmo guarda-chuva, tratando-as da mesma forma e colocando a transmissão oral, o elemento central da tradição, no centro.
Ora Pro Nobis, a estreia discográfica, em 2019, projetou-as para o mundo e para inúmeras e arrebatadoras prestações ao vivo. Mutek, Eurosonic, Primavera Sound e, mais recentemente, na última edição do Le Guess Who?. Para finalizar 2021, lançaram Pack Pro Nobis, um duplo álbum que reúne gravações anteriores e remisturas que alargam ainda mais este horizonte. Uma coisa é certa: o que se vai ouvir neste concerto é passado e futuro, em dois tempos que se cruzam pelas vozes de Helena e Marta.

classificação etária m/6

Catalan folk duo Tarta Relena, composed by Helena Ros and Marta Torrella, is an a’cappella project aimed at exploring the sounds of different ‎vocal styles.

 

Created using Figma