sobre o gnration
Resultante da Braga 2012 – Capital Europeia da Juventude, o gnration é um espaço de criação, performance e exposição nos domínios da música e arte contemporâneas, e da relação entre arte e tecnologia.
Com um edifício aberto à comunidade, pretende afirmar-se como polo aglutinador de dinâmicas culturais e criativas, assumindo-se como um espaço orientado para a sensibilização e formação de novos públicos, expondo-os a práticas artísticas diferenciadas e relevantes à luz de uma perspetiva contemporânea e cosmopolita.
O gnration é, desde 2021, estrutura integrante da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses — RTCP e, desde 2023, integra também a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea — RPAC. O gnration é ainda a única instituição portuguesa a integrar, desde 2022, a rede europeia EMAP — European Media Art Platform, uma iniciativa com o objetivo de promover e divulgar novas obras e artistas no domínio da Media Art.
visão estratégica
A programação cultural do gnration assenta em dois pilares fundamentais, passíveis de serem encarados de forma independente ou articulada. A Música Contemporânea e a relação entre Arte e Tecnologia são o mote para a programação de atividades de perfil performativo, expositivo e educativo.
música contemporânea o gnration pretende implementar um programa de Música Contemporânea que, complementando as estruturas com programação regular na cidade de Braga, ofereça conteúdos únicos, de elevada qualidade e relevância artística. A incidência da programação não se rege por géneros ou catalogações estilísticas mas por critérios estéticos e qualitativos, numa perspetiva de construção de uma identidade programática forte e com potencial de atração de diversos tipos de público, de dentro e de fora da cidade de Braga.
artes e tecnologia a tradição da cidade de Braga no domínio da inovação e novas tecnologias ao nível académico e empresarial tem sido, nos últimos anos, expandida para o domínio artístico, culminando com a recente atribuição do título de Cidade Criativa da UNESCO para as Media Arts. A relação entre Arte e Tecnologia é um eixo estruturante para a cidade e o gnration assume-se como principal agente dinamizador neste domínio. O gnration propõe-se a desenvolver um trabalho regular de disseminação da relação entre arte e tecnologia através da programação de exposições, concertos/performances e serviço educativo direcionados a um público diverso e abrangente, contribuindo para afirmar Braga como uma referência internacional na área.
gestão, mecenas e parceiros
como apoiar
Com vista a um maior envolvimento da sociedade civil com o gnration e a sua missão, disponibilizámos diversas formas de apoio e de participação ativa. Apoie as atividades do gnration e leve a cultura mais longe.
newsletter saiba em primeira mão a programação cultural trimestral do gnration e aceda a propostas dirigidas aos mais variados públicos: espetáculos de música, instalações, exposições, dança, atividades de serviço educativo, residências artísticas, entre outros.
mecenato às empresas que desejem colaborar com o projeto do gnration, o Teatro Circo de Braga Empresa Municipal S.A., entidade gestora do gnration, propicia um vasto conjunto de modalidades de colaboração no âmbito do mecenato, configurando-se projetos onde o Mecenas assume um papel importante enquanto membro ativo no âmbito de uma parceria. Entre em contacto connosco e descubra os benefícios que temos para a sua empresa.
ficha técnica
faz cultura – empresa municipal de cultura de braga, em
A Faz Cultura é a Empresa Municipal de Cultura de Braga responsável pela gestão e programação dos equipamentos Theatro Circo e gnration, bem como dos projetos Braga Media Arts, Cidade Criativa da UNESCO para as Media Arts, e Braga 25, Capital Portuguesa da Cultura 2025.
Tem como missão prestar um serviço público no domínio da promoção da cultura e apoio à criação artística no concelho de Braga, promovendo o acesso das populações que habitam, trabalham e visitam o território a uma proposta cultural de qualidade, diversa e inclusiva, através de uma gestão sustentável e transparente de espaços e projetos culturais.
A Faz Cultura promove, através da sua atividade e em complementaridade com o Município, a implementação de uma política cultural a longo prazo para a cidade, ancorada na Estratégia Cultural de Braga 2020-2030.
É visão da Faz Cultura ser um polo dinamizador da atividade cultural e artística em Braga e na região, bem como solidificar o seu estatuto como empresa municipal de referência nacional e internacional na área da cultura. Para isso, rege-se pelos valores da inovação, cooperação, responsabilidade, transparência e sustentabilidade.
conselho de administração Ricardo Rio (Presidente), Joana Meneses Fernandes (Administradora Executiva), Maria de Lurdes Rufino (Administradora Não-Executiva)
assembleia geral Sameiro Araújo (Presidente), Olga Pereira (Vice-Presidente), Nuno Gouveia
fiscal único G. Castro, R. Silva, A. Dias e F. Amorim, SROC, Lda
administração executiva Joana Meneses Fernandes
direção artística Luís Fernandes
música Ilídio Marques
artes performativas Maria Inês Marques
mediação e participação Sara Borges
gestão Raquel Nair (direção), Diana Magalhães (coordenação administrativa e do orçamento), Alexandra Araújo (comercial e relações externas)
contratação pública / financiamentos / controlo interno André Dantas, Ana Rita Prata, Tiago Oliveira (estágio)
contabilidade Alice Loureiro, Francisco Diego, Edgar Silva, Marisa Sousa
gestão de projetos Hugo Loureiro
administrativo/apoio Ana Faria
pessoas e organização Daniela Queirós (direção)
recursos humanos Sara Lima, Rita Machado
bilheteira e frente de casa Rita Santos (coordenação), Cristiana Cerqueira (apoio técnico), Catarina Barros, Fábio Barbosa, Maria Esteves, Maria João Silva, Patrícia Queirós, Paula Neves, Sofia Menezes
comunicação Carolina Lapa (direção)
comunicação institucional e produção de comunicação Luciana Silva (coordenação), Sara Barbosa
conteúdos, assessoria e acessibilidade Nuno Abreu (coordenação), Diogo Rodrigues, Sara Rosa Oliveira, José Dantas (estágio)
digital Mariana Volz (supervisão), Joana Rebelo, Inês Venâncio, Guilherme Pinto dos Santos
gnration
coordenação geral Luís Passos
produção Marta Lima, Tiago Lopes, Francisco Novais
departamento técnico e logístico Ricardo Miranda (coordenação), Márcio Ferreira, Tiago Rosendo
limpeza Maria Silva, Maria Ribeiro
braga media arts
circuito – serviço educativo braga media arts
direção geral Joana Meneses Fernandes
coordenação geral e executiva Joana Miranda
direção artística e coordenação de programação Luís Fernandes
coordenação circuito – serviço educativo Sara Borges
produção e projetos de cooperação internacional Maria Tavares
acessibilidade
como chegar
O gnration encontra-se no centro da cidade de Braga. Está localizado a 15 minutos a pé da estação de comboio e a 5 minutos a pé da estação de autocarros (Centro Coordenador de Transportes de Braga). Perto do gnration existem quatro paragens de autocarro; três na praça Conde de Agrolongo – Conde Agrolongo I, II e III – e uma no Mercado Municipal – Carmo (Mercado) – com paragem de autocarro TUB. É possível chegar ao edifício através das linhas 6, 14, 35, 36, 53 (saída em Conde Agrolongo I, a menos de 1 minuto de distância a pé), 21, 32, 46, 50, 52, 54, 84 (saída em Conde Agrolongo II, a cerca de 2 minutos de distância a pé), 2, 5, 14, 24, 33, 85, 90 (saída em Conde Agrolongo III, a cerca de 4 minutos de distância a pé) e 6, 32, 36, 37, 90, 94, 95, 914 (saída em Carmo (Mercado) a 2 minutos de distância a pé).
Em redor do gnration existem parques de estacionamento púbico. No exterior do gnration, existe um lugar de estacionamento público destinado a veículos que transportam pessoas com deficiência.
inclusão
As casas de banho do edifício não têm género.
Existe um fraldário no piso 0 e 2, junto das casas de banho.
As visitas orientadas às exposições dispõem de intérprete de Língua Gestual Portuguesa, que deve ser requisitado com antecedência por telefone ou email.
O gnration procura promover uma linguagem clara e cuidada nos seus conteúdos, para uma maior acessibilidade intelectual.
acessibilidade física
O gnration é um edifício acessível a público com mobilidade condicionada. O acesso para pessoas com cadeira de rodas faz-se pela porta principal. Existe um wc adaptado em cada um dos pisos. A bilheteira encontra-se no piso 0, sendo acessível a pessoas com cadeira de rodas. O acesso aos pisos superiores para pessoas com cadeira de rodas é feito por elevador.
No exterior do gnration, existe um lugar de estacionamento público destinado a veículos que transportam pessoas com deficiência.
Para pessoas portadoras de Atestado Médico de Incapacidade Multiuso (superior a 60%), o gnration disponibiliza um desconto de 20% na aquisição de bilhete. Para acompanhante, o bilhete é gratuito.
Se tiver questões ou sugestões relativas à acessibilidade, escreva-nos para info@gnration.pt.
imprensa
O gnration dispõe de um gabinete de comunicação próprio, especializado em comunicação cultural institucional. Para assuntos relacionados com assessoria de imprensa, pedidos de acreditação, pedidos de entrevista, reportagens de espetáculos e outros assuntos do âmbito da comunicação do gnration, contacte press@gnration.pt.
sugestões e reclamações
Um espaço cultural não se constrói sem a participação do público e o gnration pode melhorar com a sua colaboração. Escreva-nos para info@gnration.pt e deixe-nos sugestões, ideias e pedidos. Juntos fazemos mais cultura.
Se desejar oficializar uma reclamação no Livro de Reclamações, poderá fazê-lo online aqui.
contacte-nos
visitas guiadas
Gostaria de ficar a conhecer melhor o programa expositivo do gnration? Em parceria com o Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts, poderá ficar a conhecer as exposições nas galerias zero e um. Para ficar a saber mais sobre as visitas orientadas, escreva para info@gnration.pt.
eventos externos
O gnration dispõe dos melhores espaços para si e para a sua empresa. Contemplado com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana em 2014, o gnration apresenta uma localização privilegiada no centro da cidade de Braga, com parques de estacionamento e hotéis a menos de 1 minuto a pé, estacão de camionagem a menos de 3 minutos a pé e estação ferroviária a menos de 10 minutos a pé.
Conferências, seminários, palestras, reuniões de pequenos e grandes grupos, apresentações, workshops e tertúlias são alguns dos eventos possíveis de acolher. Ao aluguer de espaços, disponibilizámos ainda serviços de qualidade de catering, coffee-break, apoio técnico especializado, hospedeiras (welcome crew e assistência de sala), fotografia, entre outros.
Entre as empresas, marcas e instituições que nos escolheram, constam nomes de referência no mercado como o Ikea, Bosch, Mini, Exame, Fidelidade, Primavera, INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, Balanças Marques e Quercus.
para mais informações sobre eventos externos, contacte-nos por e-mail para info@gnration.pt
o gnration reserva-se ao direito de admissão de eventos que apenas sejam coerentes com a sua lógica institucional