exposições

gesto & síntese, por diogo tudela + supernova ensemble

A disciplina de criação ou engenharia envolve uma navegação ao longo de uma fissura. Esse espaço torna-se ainda mais aparente quando estruturas lógico-matemáticas são instrumentalizadas na construção (criação) de obras de arte.
A autonomia e a polaridade entre o espaço disciplinar que forma significação, e a disciplina que significa forma, produz uma lacuna fenomenológica insolúvel entre os vetores que apontam para uma obra e os vetores que dela saem.
Gesto e Síntese, que se coloca e desenvolve num espaço híbrido entre performance e instalação, música e new media art, é uma peça que trabalha abertamente tal fissura explorando a ferramentalização de estruturas lógico-matemáticas sob o disfarce de materialidade e plasticidade – o que equivale a dizer que esta peça, assim como outra qualquer, é sobre o que é. Os objetos apresentados nesta instalação são parte integrante do espaço performativo. Gesto e Síntese é uma encomenda Supernova Ensemble.
Diogo Tudela é um investigador e programador focado no software crítico, em práticas de simulação, teoria de modelos, geometria, diagramas e mecatrônica. O seu trabalho tem abordado as tecnologias de síntese e manipulação vocal como tácitas de retro-bioengenharia.
Criado em 2022, o Supernova Ensemble é um coletivo artístico dedicado à música inovadora nas áreas performativas, novas media e artes sonoras. Com uma formação artística e musical diversificada, o grupo pretende construir um mundo em que novas ideias sonoras fluam livremente através de géneros e media, incluindo música, teatro, dança, vídeo, eletroacústica, música de câmara, instalações sonoras, etc. Supernova Ensemble integra o projeto Artista Residente da Circular Associação Cultural.

 

criação diogo tudela + supernova ensemble 
instalação diogo tudela
performance (a 14 abril) joão dias, josé alberto gomes, mário costa e diogo tudela
direção artística joão dias e josé alberto gomes
coprodução circular festival e gnration

 

Created using Figma