braga media arts
Braga foi oficialmente designada como Cidade Criativa da UNESCO no domínio das Media Arts. Desde a sua fundação, a cidade tem estado na vanguarda dos diferentes períodos da sua história. Fundada pelos Celtas em 300 a.C. foi centro administrativo do Império Romano, que mais tarde elevou o território a cidade. À medida que as épocas se sucederam, o seu tecido urbano foi sendo contaminado por novas correntes artísticas e arquitetónicas, das quais o período Barroco é o mais significativo e visível ainda hoje. Ávida pelo novo ao longo dos tempos, a cidade foi ficando mais rica em diversidade e mais curiosa com o futuro.
a arte da tecnologia em resposta à crise na indústria têxtil no final do século XX, Braga soube reinventar o seu tecido económico com o nascimento de um cluster tecnológico que abriu caminho a uma nova era de empresas de tecnologia, estúdios de comunicação digital, laboratórios e centros de investigação na área da robótica, jogos, multimédia e media arts. Indicadores de que a cidade se dirige com entusiasmo para um futuro cada vez mais digital.
Ao mesmo tempo um ecossistema cultural começou a ganhar forma e a ocupar o seu espaço na cidade. Na cena artística bracarense, contemporânea e transdisciplinar, o cruzamento entre novos media e expressões artísticas formais conquistou o seu lugar. O recurso ao uso das tecnologias na prática artística fez com que muitos projetos, de entre os quais se destaca o programa artístico do gnration, transportassem Braga para uma dimensão de reconhecimento internacional.
circuito – serviço educativo braga media arts
O Circuito é o Serviço Educativo da Braga Media Arts e procura fazer múltiplas ligações entre a criação, as Media Arts e a comunidade. Um Circuito aberto a todos. As atividades são pensadas para escolas, famílias, crianças, professores, seniores, comunidades, profissionais, amadores, artistas e para quem quiser fazer parte deste circuito. Pensando nos diferentes tipos de público, a programação divide-se em diferentes categorias.
mini circuito atividades e espetáculos para famílias
circuito escolar atividades para a comunidade escolar
circuito avançado atividades e formação para públicos jovem, adulto e iniciado
circuito para todos atividades e espetáculos para todos os públicos
fora de circuito projetos especiais
braga 25 — capital portuguesa da cultura
A Capital Portuguesa da Cultura é uma iniciativa que resulta do processo de candidatura ao título de Capital Europeia da Cultura 2027 (CEC 2027).
Em Braga, o trabalho começou em 2018, com a definição de uma estratégia cultural para a década de 2020-2030, que está já em fase de implementação.
Depois, em 2020, arrancou o processo de candidatura a CEC 2027. Foram dois anos intensos de trabalho, em que se imaginou a Braga de 2027 em conjunto com artistas, instituições culturais, organizações, empresas e cidadãos anónimos. Braga chegou, juntamente com Aveiro, Évora e Ponta Delgada, à lista de cidades finalistas desta iniciativa. O painel internacional de especialistas que avaliou o processo selecionou a cidade de Évora como Capital Europeia da Cultura 2027.
A qualidade do trabalho efetuado por todas as cidades finalistas levou à decisão do Ministério da Cultura de criar uma iniciativa semelhante de âmbito nacional, a Capital Portuguesa da Cultura. As três primeiras cidades a obter este título são assim as finalistas não vencedoras: Aveiro, em 2024, Braga, em 2025, e Ponta Delgada, em 2026.
startup braga
A Startup Braga é um hub de inovação, desenhado para ajudar projetos com elevado potencial empreendedor a atingir mercados internacionais e a criar os seus modelos de negócio.
Focada em três áreas – Nanotecnologia, Tecnologias de Saúde e Economia Digital – a Startup Braga consegue exceder expectativas e apoiar projectos desde a fase de ideação até atingir o mercado, através dos seus programas de Incubação, Aceleração e Pré-Aceleração.
rádio universitária do minho
A RUM – Rádio Universitária do Minho – é uma estrutura de comunicação social da Associação Académica da Universidade do Minho. No edifício do gnration conta com os seus estúdios, um café-concerto e um bar.
Para além de cumprir a sua emissão diária, as suas infrastuturas oferecem a possibilidade de receber público para eventos próprios como showcases, apresentações de livros e conferências.
loja da juventude
A loja da juventude é um espaço estrategicamente criado para aproximar os jovens ao município (Pelouro da Juventude) e aos seus serviços. Este é um local onde estão disponíveis e concentrados, os serviços prestados pelo Município aos jovens da cidade, a associações juvenis e a grupos informais de jovens. Neste local os jovens podem usufruir de um atendimento individual e personalizado em várias áreas da sua vida ou em assuntos que lhes sejam pertinentes para a construção do seu projeto pessoal. Os serviços prestados pela Loja Europa Jovem das várias oportunidades internacionais, encontram-se agora inseridas na Loja da Juventude.
horário de atendimento de segunda a sexta, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h00.