braga media arts

Braga foi oficialmente designada como Cidade Criativa da UNESCO no domínio das Media Arts. Desde a sua fundação, a cidade tem estado na vanguarda dos diferentes períodos da sua história. Fundada pelos Celtas em 300 a.C. foi centro administrativo do Império Romano, que mais tarde elevou o território a cidade. À medida que as épocas se sucederam, o seu tecido urbano foi sendo contaminado por novas correntes artísticas e arquitetónicas, das quais o período Barroco é o mais significativo e visível ainda hoje. Ávida pelo novo ao longo dos tempos, a cidade foi ficando mais rica em diversidade e mais curiosa com o futuro.

 

a arte da tecnologia em resposta à crise na indústria têxtil no final do século XX, Braga soube reinventar o seu tecido económico com o nascimento de um cluster tecnológico que abriu caminho a uma nova era de empresas de tecnologia, estúdios de comunicação digital, laboratórios e centros de investigação na área da robótica, jogos, multimédia e media arts. Indicadores de que a cidade se dirige com entusiasmo para um futuro cada vez mais digital.

 

Ao mesmo tempo um ecossistema cultural começou a ganhar forma e a ocupar o seu espaço na cidade. Na cena artística bracarense, contemporânea e transdisciplinar, o cruzamento entre novos media e expressões artísticas formais conquistou o seu lugar. O recurso ao uso das tecnologias na prática artística fez com que muitos projetos, de entre os quais se destaca o programa artístico do gnration, transportassem Braga para uma dimensão de reconhecimento internacional.

 

saber mais

Created using Figma