exposições
carva lavra, por gil delindro
A natureza não responde, reza, ou julga, é antes uma ação constante, sem piedade, justiça ou compaixão. Um jogo de força entre matérias, organismos e elementos vulneráveis, onde os valores e conceitos humanos não têm qualquer significado. Carva Lavra é um projeto de captação sonora na Serra do Gerês, um lugar geográfico de particular relevância na obra de Gil Delindro, sendo precisamente nas montanhas graníticas da região que, em 2012, desenvolveu o seu primeiro projeto de trabalho de campo (Bruta Gruta). Esta exposição reúne frequências e materiais locais captados durante o Inverno de 2021/2022 no Pico do Pé de Cabril (Campo do Gerês). Obras que se constroem a partir de uma troca física entre Som e matéria. O som deixa de ocupar um lugar musical invisível e imaterial, para aqui ser utilizado como um agente efémero que molda, altera e compõe a materialidade. Tratam-se obras vulneráveis, frágeis e transientes, que vivem em constante reação, numa tentativa modesta de usar a paisagem como força viva.
Gil Delindro é um artista sonoro e visual português com reconhecimento internacional pela pesquisa ambiental site-specific que desenvolve, nomeadamente em lugares e paisagens desafiadoras, em comunidades isoladas, muitas vezes sujeito a condições geológicos e climatéricas extremas. Entre eles incluem-se lugares no Deserto do Saara, em florestas tropicais do Brasil, na Sibéria, no Glaciar do Rhone, nos vulcões de Aurvergne ou em aldeias remotas do Vietname. A sua prática artística baseia-se numa pesquisa que explora ligações entre ecologia, geologia, antropologia e acústica. As suas peças traduzem em esculturas sonoras, estados efémeros da matéria orgânica e detritos geológicos. Estas esculturas sonoras transportam em si os efeitos imprevisíveis do tempo, clima, erosão e condições atmosféricas externas, em contraponto com dispositivos acústicos fabricados. O trabalho de Gil Delindro tem sido exibido na Europa, América do Norte e do Sul e Ásia, com prémios e bolsas por diversas instituições de referência.
‘Carva Lavra’ is the new exhibit by Portuguese sound and media artist Gil Delindro, internationally recognized by his environmental site-specific research, namely on worldwide challenging landscapes, isolated communities, and extreme geological and weather patterns.