exposições
syn as tex scene, por florian hecker
Florian Hecker é um dos mais respeitados artistas da atualidade. O artista alemão foca o seu trabalho no som sintético, o processo de escuta e a experiência auditiva da audiência. Nesta instalação encomendada para a bienal de arte e tecnologia Index, Hecker dá a conhecer uma nova peça sonora, gerada por computador e apresentada através de uma arquitetura suspensa constituída por altifalantes e painéis escultóricos absorventes. Este novo trabalho dá continuidade à investigação que Hecker tem vindo a desenvolver sobre sistemas de input/output e ressíntese de som, com material sónico produzido que utiliza um novo algoritmo de síntese de textura, desenvolvido por Axel Roebel e membros da equipa de Análise/Síntese do IRCAM – Institut de Recherche et Coordination Acoustique/Musique, em Paris. A análise científica do som e a quantificação da sensação auditiva remonta ao início da psicofísica no final do século XIX e tem vindo a desenvolver-se continuamente desde então. Respondendo à História enquanto aborda questões relativas à machine listening, à reconstrução semântica de objetos percetuais, e ao não representativo, a instalação de Hecker convida a um cenário de escuta articulado com escala, resistência e subtilezas sonoras.
Florian Hecker expõe o seu trabalho nos formatos de performance, instalação e publicação. Desde 1996 que se apresenta nas mais importantes salas de concertos e festivais de música eletrónica. A par, tem desenvolvido pesquisas sónicas igualmente no contexto da arte contemporânea. O seu trabalho tem sido apresentado regularmente em exposições individuais e coletivas, tanto em galerias como em museus e centros de arte.