programação

residências emap — open call

Face of Universe, 2023, Project & Copyright by Tatsuru Arai

 


programa de residências european media art platform (emap) 2024 — open call

 

A European Media Art Platform (EMAP), plataforma europeia dedicada à Media Art e financiada pelo programa Creative Europe da União Europeia, é uma rede de instituições europeias de renome que focam o seu trabalho na disseminação da Media Art e da qual o gnration é parte integrante desde 2022.

 

Com o objetivo de apoiar financeiramente novos artistas media e potenciar o trabalho em rede a nível europeu, a EMAP apresenta um programa de residência artística para artistas, coletivos, duos ou outras formações artísticas que trabalhem nos campos da arte digital, media art e bio-art. O programa, que compreende 15 países, destina-se a artistas europeus, oferece uma bolsa de produção e uma residência de dois meses numa instituição integrante, incluindo o acesso à infraestrutura da instituição, bem como conhecimentos especializados internos. Os interessados devem submeter uma candidatura de um projeto para residência artística, a desenvolver durante dois meses à escolha de janeiro de 2024 a dezembro de 2024, onde o proponente deverá colaborar com um artista da sua escolha ou com um artista local da instituição de acolhimento.

 

A residência inclui um convite para a conferência de lançamento em Limassol (Chipre), em Março de 2024, uma subvenção de 4000 euros para o(s) artista(s) candidato(s), incluindo despesas de estadia, uma subvenção de 2000 euros para artista(s) colaborador(es), um orçamento do projeto de 4000 euros, alojamento gratuito, despesas de viagem até 1000 euros, e acesso gratuito a instalações técnicas e/ou laboratórios da instituição anfitriã. Inclui também uma apresentação profissional e a opção de participar em exposição nos festivais/exposições dos membros, em 2024, mais a opção de ser exibido pelas mais de 100 instituições parceiras da EMAP.

 

Os candidatos devem ser residentes da UE ou contribuintes de um país membro da UE ou do Reino Unido. Os estudantes de licenciaturas e mestrado não são elegíveis (são aceites candidatos a doutoramento), mas os artistas emergentes, independentemente da idade e do grau académico, são encorajados a candidatar-se.

 

candidatura e mais informações

https://call.emare.eu

prazo de candidaturas

até 12 set

instituições parceiras

Ars Electronica · Linz, Áustria / Antre Peaux · Bourges, França / gnration · Braga, Portugal / iMAL · Bruxelas, Bélgica / IMPAKT [Centro de Cultura Media] · Utrecht, Países Baixos / Instituto Kersnikova (Galeria Kapelica) · Ljubljana, Eslovénia / KONTEJNER | bureau de práticas de arte contemporânea · Zagreb, Croácia / LABoral Centro de Arte e Criação industrial · Gijón, Espanha / M-Cult · Helsínquia, Finlândia / Centro de Artes NeMe  · Limassol, Chipre / Onassis Stegi · Atenas, Grécia / RIXC Centro para Nova Cultura Media · Riga, Letónia / Centro de Arte WRO · Varsóvia, Polónia / Werkleitz Centro para Media Art · Halle (Saale), Alemanha / Silent Green · Berlim, Alemanha

european media art platform é um projeto cofinanciado pela união europeia

 

 

 

 

The European Media Art Platform (EMAP) is promoting an open call for an artist residency program in the areas of digital art, media art, and bio-art. The open call, aimed at European artists, offers a production grant and a two-month residency at a cultural institution in Europe.

With the objective of financially supporting new artists and boosting networking at a European level, this year EMAP has expanded the artist residency program to 15 countries. European artists or collectives can apply with a project proposal to perform a two-month residency, which will take place in different European cultural institutions. The spaces and institutions that are part of this program are: 

· Antre Peaux, Bourges, France

· Ars Electronica, Linz, Austria

· FACT Liverpool, United Kingdom

· gnration, Braga, Portugal /

· iMAL Brussels, Belgium

· IMPAKT [Centre for Media Culture], Utrecht, the Netherlands

· Kersnikova Institute (Kapelica Gallery), Ljubljana, Slovenia

· KONTEJNER | bureau of contemporary art praxis, Zagreb, Croatia

· LABoral Centro de Arte y Creación Industrial, Gijón, Spain

· m-cult, Helsinki, Finland

· NeMe Arts Centre, Limassol, Cyprus

· Onassis Stegi, Athens, Greece

· RIXC Centre for New Media Culture, Riga, Latvia

· Werkleitz-Centre for Media Art, Halle (Saale), Germany

· WRO Art Center, Wroclaw, Poland

 

The European Media Art Platform (EMAP), a European platform dedicated to the Media Arts and funded by the Creative Europe program of the European Union, is a network of renowned European institutions that focus their work on promoting the Medias Arts.

Applications are open until September 12. More information at https://call.emare.eu/.

música

O programa de música do gnration acolhe concertos por alguns dos mais entusiasmantes e relevantes artistas internacionais e nacionais da atualidade. Emergentes e consagrados, da contemporânea erudita ao rock, passando pelo jazz, electrónica, música experimental e hip-hop. A premissa comum é a qualidade, o arrojo e a singularidade das nossas propostas.

serviço educativo

As novas tecnologias revolucionaram o mundo da criação artística, alargando-a a novos artistas e gerando novas formas de arte. O Serviço Educativo do gnration, desenvolvido em parceria com a Braga Media Arts, toma como seu este espaço entre a criação, a tecnologia e a comunidade e serve para que todos construam as suas relações, mais ou menos profundas, racionais ou afectivas, de conhecimento ou de entretenimento com as Media Arts. Aqui podemos encontrar actividades para bebés, crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com necessidades especiais, com ou sem experiência artística ou técnica, professores, académicos e comunidades.

 

Circuito, o novo serviço educativo da Braga Media Arts
Circuito é o novo Serviço Educativo da Braga Media Arts e vem fazer múltiplas ligações entre criação, Media Arts e comunidade. Aqui as novas tecnologias são motor de produção, de conhecimento e de fruição da arte. E as atividades são pensadas para escolas, famílias, crianças, professores, seniores, comunidades, profissionais, amadores, artistas e quem mais quiser juntar-se.
Este é um Circuito aberto a todos.

circuito @ gnration
mini circuito · Atividades e espetáculos para crianças
circuito escolar · Atividades para a comunidade escolar
circuito avançado · Atividades e formação para públicos jovem, adulto e iniciado
circuito para todos · Atividades e espetáculos para todos os públicos
fora de circuito · Projetos especiais

 

Braga is a UNESCO Creative City of Media Arts since 2017. Now the city is preparing to launch Circuito, Braga Media Arts Educational Service, where new technologies are a vehicle to enjoy art and where everyone is welcome.

residência artística

O gnration assume-se como produtor e impulsionador da criação artística, através do desenvolvimento de processos de residência artística regulares nos domínios da música contemporânea e relação entre arte e tecnologia. Os programas de apoio abarcam artistas e parcerias ao nível internacional, nacional ou local, como são exemplos os ciclos Trabalho da Casa e Laboratórios de Verão, integralmente dedicados a artistas locais.

projetos com comunidades

A relação com a comunidade é um eixo fundamental do Serviço Educativo. Através dos Espetáculos de Comunidade procuramos proporcionar diferentes formas de contacto com a Arte, para que todos possam construir a sua própria experiência. No fim todos devem encontrar o seu espaço e lugar na relação entre arte e tecnologia.

galeria inl

A galeria INL apresenta exposições e instalações inéditas, assentes na relação entre arte e nanotecnologia, desenvolvidas a partir de residências artísticas no INL – Instituto Ibérico Internacional de Nanotecnologia, no âmbito do programa Scale Travels. Situada no piso zero do gnration, a galeria INL recebeu trabalhos únicos de artistas como Tarik Barri, AGF,  Ryoichi Kurokawa ou Joanie Lemercier.

galeria gnration

Situada no piso zero, a galeria gnration apresenta exposições e instalações assentes na relação entre arte e tecnologia e na arte sonora, por artistas internacionais de nacionais emergentes e consagrados. Entre os artistas que já exibiram nesta galeria estão Phil Niblock, Mark Fell, Nicolas Bernier ou Zimoun.

playlist out — dez

Ouça o que pode ver em palco no gnration no trimestre out — dez.

Created using Figma