música

eiko ishibashi + ricardo dias gomes

17 Mai

Sexta

22:30

7 eur

blackbox

O gnration apresenta em concerto a compositora e multi-instrumentista Eiko Ishibashi, que estará em Braga a 17 de maio para um espetáculo focado nos trabalhos lançados ao longo dos últimos anos. Na mesma noite, o músico brasileiro Ricardo Dias Gomes, outrora membro da banda de Caetano Veloso, dará o seu mais recente trabalho, “Aa”.

EIKO ISHIBASHI

Em clara ascensão internacional, a japonesa Eiko Ishibashi tem levado as suas composições versáteis a diversos territórios sonoros, que vão da pop ao jazz e da música eletrónica à música experimental. Ao longo da última década, Eiko tem contado com a colaboração de Jim O’Rourke, mago produtor e músico norte-americano que tem vindo a assumir um papel de destaque na música sem fronteiras de Ishibashi.
O sexto álbum de estúdio, The Dream My Bones Dream, editado no final do ano passado pela conceituada Drag City, voltou a ter o dedo mágico de Jim O’Rourke e tornou-se num dos mais admiráveis discos do 2018. É também junto com Jim O’Rourke que forma Kafka’s Ibiki, trio instrumental que integra também o japonês Tatsuhisa Yamamoto. Eiko tem ainda colaborado com diversos nomes, entre os quais Merzbow, Oren Ambarchi e Keiji Haino.
Em Braga, a japonesa estará acompanhada em palco pelo percussionista australiano Joe Talia, que ouvimos brilhantemente em discos com Ambarchi e James Rushford.

RICARDO DIAS GOMES

Ricardo Dias Gomes nasceu no seio de uma família de músicos.
O pai, Guilherme Dias Gomes, é trompetista de jazz que tocou e gravou com Ivan Lins; o tio, Alfredo Dias Gomes, baterista que tocou e gravou com Hermeto Pascoal; e a tia, Denise Emmer, violoncelista clássica e fundadora da respeitada orquestra de câmara Camerata Dias Gomes. Com a banda Do Amor, lançou três discos, todos aclamados pela crítica brasileira, até que foi convidado a integrar a banda Cê, grupo liderado por Caetano Veloso. Depois de dez anos ao lado do mestre da Tropicália, Ricardo Dias Gomes estreou-se a solo com “-11”. Em 2018, lança o segundo disco, “Aa”, descrito pelo jornal Público como “um álbum fascinante e arrojado”.

lotação 250 (plateia em pé)
classificação etária m/6

Usufrua de desconto, saiba mais em https://gnration.pt/bilheteira.

Created using Figma