música

julho é de jazz: nubya garcia

12 Jul

Sexta

22:00

pré-venda passe geral

pátio exterior

Apontada como nome maior da efervescente cena jazz do Reino Unido, Nubya Garcia regressará a Portugal, a 12 de julho do próximo ano, para um concerto na quinta edição do ciclo Julho é de Jazz do gnration, em Braga. Nubya estreou-se em Portugal na edição deste ano do festival Milhões de Festa, ano em que também conquistou o maior destaque da imprensa internacional e que a levou às melhores salas e festivais um pouco por todo o mundo. Apadrinhada por influentes do jazz moderno, como Gilles Peterson ou a Jazz FM, os elogios à saxofonista são constantes. A revista Rolling Stone referiu que se há um nome no mundo do jazz a seguir em 2018 esse nome é o de Nubya Garcia.

Baseada em Londres, Garcia é uma das artistas representantes da emergente e vibrante vanguarda jazz surgida no último ano no Reino Unido. O disco de estreia, “Nubya’s 5ive”, lançado em 2017 pela Jazz re:freshed, uma das editoras responsáveis pelo falatório da recente cena britânica, encontra-se totalmente esgotado e tornou-se já num objeto discográfico bastante procurado por melómanos e colecionadores de discos. Já este ano, Nubya Garcia lançou, em edição em nome próprio, o EP “When We Are”, apresentando duas novas composições e duas remisturas. O disco teve Sam Shepherd, dos Floating Points, como mentor. Para além da sua carreira a solo, Garcia integra o premiado septeto Nérija e ainda Maisha, ensemble liderado pelo baterista Jake Long com álbum de estreia lançado este mês pela Brownswood Recordings, editora do britânico Gilles Peterson.
Filha de mãe oriunda do Guiana e pai do Trindade e Tobago, Nubya Garcia é a mais nova de quatro irmãos e foi introduzida à música aos quatro anos. Aos 10 anos, depois de uma passagem pelo violino e pelo piano, descobriu o saxofone. Com 13 anos, descobre o jazz através de dois discos oferecidos pela sua mãe, “Kind of Blue” (1959) de Miles Davis e “Maiden Voyage (1965) de Herbie Hancock. John Coltrane, Dexter Gordon, Pharoah Sanders, Sonny Rollins e Fela Kuti são os saxofonistas que apontam como a sua maior influência.  

Nubya Garcia é a primeira confirmação para o ciclo Julho é de Jazz 2019

O ciclo Julho é de Jazz decorrerá de 11 a 13 de julho de 2019 e tem lugar no pátio exterior do gnration. Um reduzido número de passes gerais (50 passes) pode já ser adquirido por apenas 20 euros cada.  

 

ciclo julho é de jazz 2019 

passe geral pré-venda (limitado a 50 unidades) · 20 eur
passe geral · 25 eur

qui 11 jul · programa a anunciar em breve · 9 eur
sex 12 jul · nubya garcia · 9 eur
sáb 13 jul · programa a anunciar em breve · 7 eur  

Created using Figma