música

ocupa #3 - perspetiva sobre música eletrónica e arte digital em braga

15 Dez

Sábado

5 eur

blackbox

Nos últimos anos a cidade de Braga assumiu uma posição dianteira no domínio das media arts em Portugal, cimentada pela atribuição do título de Cidade Criativa da UNESCO e legitimada, entre outros, pelo sucesso internacional do festival SEMIBREVE, pelos já históricos Encontros da Imagem, pela oferta artística e formativa do gnration e pelo crescente número de artistas a operar nesta área.
O OCUPA, evento promovido pela cooperativa AUAUFEIOMAU com apoio da Câmara Municipal de Braga e gnration, visa promover uma perspetiva sobre a produção artística nos domínios da música eletrónica e arte digital por artistas oriundos ou residentes em Braga, componente vital para a plena afirmação de Braga como cidade de referência nas media arts.

Para a sua terceira edição o OCUPA abre a porta a um convidado internacional, o britânico Roly Porter, que se juntará a dois espetáculos baseados na participação de artistas locais: uma encomenda conjunta a David Machado, Dora Vieira e Tundra Fault, com visuais por Distorted Vision, e a apresentação final do Clube de Inverno, este ano liderado pela editora portuense Crónica. Também novidade será um programa de conversas sobre a relação entre tecnologia, arte e performance, com a participação de artistas e académicos.

Braga’s position on the media arts scene has grown stronger on the past few years, leading to become an UNESCO Creative City for the Media Arts. OCUPA is a yearly event focused on showcasing Braga’s creators on the digital arts and electronic music field. After two successful editions, OCUPA returns to gnration for the second time with concerts and talks.

programa de conversas

16:30 – Inteligência Artificial e Arte
Miguel Carvalhais (FBAUP), Rui Penha (ESMAE)
moderador: Alberto Simões (IPCA)

Serão os robots capazes de criar? No momento em que o antigo teste de Turing parece desadequado e ultrapassado, um dos grandes problemas com a Inteligência Artificial é que, embora seja relativamente fácil definir o “Artificial”, o conceito de “Inteligência” permanece indefinido. Não sabemos o que é nossa própria inteligência nem como geramos nossa experiência consciente, como tal, a essência da questão desenvolve-se em saber como podemos reconhecer uma consciência artificial, sensível e criativa.

18:00 – Performance em música eletrónica
Roly Porter, Pedro Tudela (FBAUP)
moderador: Filipe Lopes (ESMAD)

A história da música eletrónica, embora com uma vida ainda curta, tem sido rica em revoluções e avanços no campo da produção e da criação com um impacto enorme na música e na sua disseminação. Por outro lado, a sua transposição para o palco tem apresentado, pela sua associação menos óbvia ao desempenho, um percurso mais sinuoso e nem sempre consensual nas abordagens e resultados. Da fita ao live code, do analógico ao digital, do sintetizador ao laptop, esta evolução pujante continua a abrir os caminhos da apropriação do espaço performativo.

programa de performances

22:00 – David MachadoDistorted Vision + Dora VieiraTundra Fault – blackbox

A partir de encomenda do OCUPA, quatro artistas bracarenses apresentarão um novo trabalho. David Machado, Dora Vieira e Tundra Fault criarão nova música que será complementada por vídeo de Distorted Vision.

22:50 – Clube de Inverno, por Crónica – sala multiusos

Apresentação pública do Clube de Inverno, espaço informal de encontro, para exploração e improvisação nos domínios da música e som. Nesta segunda edição, o Clube de Inverno fará uma homenagem ao 15º aniversário da editora de música experimental e eletrónica Crónica, contando com os seus artistas nos comandos da viagem.

23:40 – Roly Porter – blackbox

Outrora parte integrante do pioneiro duo Vex’d, Roly Porter é nome a ter em conta na música eletrónica. Com “Third Law”, o mais recente disco, editado pela Tri Angle em 2016, Porter arrecadou as melhores críticas da imprensa especializada que o colocaram como uma figura de interesse deste então.

programa de conversas – 16:30 – gratuito
programa de performances
– 22:00 – 5 euros
vários locais
lotação
250 pessoas (plateia em pé)
classificação etária 
maiores de 6 anos

parceiros Auaufeiomau, Município de Braga, Braga Media Arts, Instituto Politécnico do Cávado e Ave, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto – Institucional (FBAUP), ESMAD l Escola Superior de Media Artes e Design(ESMAD), Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo(ESMAE) e Universidade do Minho (UM)

Created using Figma