masterclass / serviço educativo / workshop

circuito summer school

circuito avançado

12 Jul

a 16 Jul

10:30 - 18:00

25 eur

gnration

info covid-19: leia aqui os procedimentos para visita ao espaço

Circuito Summer School chegou para fazer escola. Numa semana totalmente dedicada à música eletrónica e à exploração sonora, os artistas de Braga transformam-se em formadores para partilharem com os participantes o seu conhecimento através de workshops e masterclasses. São cinco dias de aprendizagem, criação colaborativa e muita partilha a tempo inteiro.

 

dia 12, segunda-feira

O Circuito Summer School arranca pela manhã com uma conversa com Rita Sampaio, conhecida pelo seu projeto a solo IVY e membro dos Grandfather’s House. À tarde conversamos com Lucas Palmeira, membro dos Quadra e fundador do estúdio Áudio Incal. O primeiro dia termina com uma conversa com o rap bracarense Ivo Roncon, o ZERO.

conversa com Rita Sampaio (IVY, GFH) 10:30 às 12:30

conversa com Lucas Palmeira (Quadra) 14:00 às 16:00

conversa com Ivo Roncon 16:30 às 18:30

Rita Sampaio
Rita Sampaio (1996) é música desde os 16 anos de idade. A voz é o seu instrumento principal, tendo frequentado aulas de técnica vocal com a professora Eva Braga Simões, soprano no grupo da Casa da Música e no grupo Supranos. Estudou piano clássico e tem o diploma de 3º Grau Clássico pela ABRSM London. Neste momento completa também o terceiro ano da Licenciatura em Estudos Culturais, na Universidade do Minho. É membro dos Grandfather’s House desde 2012, tendo feito apresentações em Portugal e na Europa com passagens pelo Festival Waves Viena (2018), Festival Paredes de Coura (2013, 2016 e 2018), Superbock SuperRock (2019), gnration e Theatro Circo (num concerto único com Emmy Curl, Cláudia Guerreiro dos Linda Martini, The Legendary Tigerman, Pedro Oliveira (Krake, peixe:avião e Clã) e Selma Uamusse como convidados). Em 2019 edita o seu primeiro disco a solo (Over and Out) como IVY. Tem colaborado com outros artistas como Xinobi e St. James Park.

Lucas Palmeira
Dj e produtor musical desde o início dos anos 90, adquiriu conhecimentos musicais com o maestro e professor Luís Lopes. Licenciou-se posteriormente em produção e tecnologias da música na ESMAE, tendo estagiado nos serviços de áudio do IPP. Possui o mestrado em Multimédia perfil Música Interativa e Design de Som na FEUP. É cofundador da produtora e agência de artistas Freima e da editora FreimaLabs. É produtor e compositor a solo dos projetos: The Missing Link, Lukkas e Uzume, e é membro da banda “Quadra” da qual é também produtor. Fundador do estúdio Audio Incal onde produziu álbuns para The Missing Link, Quadra, Ângela Polícia, o Amante Negro, Zaarela, entre outros. Neste momento trabalha na empresa Imaginando como especialista de produto e é responsável pelos tutoriais de síntese no canal Youtube da Imaginando.

Ivo Roncon
Ivo Roncon aka ZERO é um dos pioneiros do rap bracarense, tendo iniciado o seu percurso em 1998 e contando com três discos editados em nome próprio e um disco com o coletivo OSSO. É um dos principais impulsionadores do movimento hip-hop em Braga, responsável por inúmeros eventos e concertos deste género musical na cidade. Durante seis anos manteve um programa de rádio dedicado às rimas e batidas na RUM – Rádio Universitária do Minho. Recentemente, em parceria com dois outros músicos, cria a Label independente PAPER BAG, que tem como objetivo explorar e impactar a cultura urbana local.

 

dia 13, terça-feira

Ableton Live – introduction / basics /music creation 10:30 às às 13:00 e 14:30 às 18:00

Neste curso vamos explorar o Ableton Live, um software de criação musical e performance muito versátil. Inicialmente desenhado para a performance ao vivo, o Ableton Live tem vindo a afirmar-se como uma Digital Audio Workstation (DAW) de referência, sendo muito utilizado por produtores e artistas de vários estilos.
Para conhecermos o Ableton Live vamos começar por perceber os seus componentes essenciais, passando depois por experimentar com mais detalhe alguns elementos (instrumentos, efeitos, clips), e terminando com exemplos de projetos reais, como por exemplo peças com orquestra e processamento em tempo real, ou música para teatro ou dança.

 

formador filipe fernandes
parceiro Worten Digitópia Casa da Música
nota os participantes devem trazer o seu próprio computador com o software instalado (a versão trial gratuita tem todas as funcionalidades durante um período de tempo limitado)

 

Filipe Fernandes
Licenciado em Composição na ESMAE, Mestrado em Composição e Performance pela Högskolan för scen och musik (Gotemburgo), trabalha como performer, compositor e artista multimédia, desenvolvendo música, vídeo e instalações para espetáculos envolvendo teatro, dança e outras áreas artísticas. Foi cocriador do espetáculo multimédia Miroscópio, com Inês Lapa (2019); criou o vídeo para o espetáculo SupraHuman, de Manuel Brásio (2018), cocriou com João Grilo a música para Coexistimos, de Inês Campos (2018). Integra os grupos musicais Probióticos e Glass Octopus, como multi-instrumentalista, com enfoque na eletrónica. Colabora regularmente com a PELE – Espaço de Contacto na criação de espetáculos envolvendo diversos tipos de comunidades. Integra a Digitópia, uma equipa da Casa da Música dedicada ao desenvolvimento de novas tecnologias no contexto musical, através da criação musical, desenvolvimento de software e trabalho pedagógico. É membro fundador da Interferência, uma associação portuense dedicada à criação de nova música.

 

Dia 14, quarta-feira

“iPad como ferramenta de expressão musical” 10:00 às 13:00 e 14:30 às 18:00

Desde o surgimento do iPad que esta plataforma tem vindo a crescer em popularidade para fins de criação e exploração musical. Mas foi com a introdução das Audio Unit Extensions (AUv3) que o jogo mudou completamente, tornando o iPad numa potente ferramenta para a criação e performance de música. Neste workshop serão introduzidos os conceitos necessários à sua utilização para este fim criativo e demonstradas algumas das apps fundamentais disponíveis no mercado. É recomendado, mas não essencial, ter um iPad durante o workshop. Algumas apps demonstradas são pagas, mas alternativas gratuitas serão também referenciadas.

formador nuno santos
parceiro Imaginando

Nuno Santos
Nuno Santos é engenheiro informático de formação e fundador da empresa bracarense Imaginando, que se dedica ao desenvolvimento de software para a criação de música. A Imaginando tem no seu portfolio vários sintetizadores, efeitos e um sequenciador musical

 

dia 15, quinta-feira

 oficina “Geradores” 10:00 às 13:00 e 14:30 às 18:00

Esta oficina explora a construção DIY de instrumentos eletrónicos sonoros baseados na utilização de circuitos integrados para a geração de sons e ruídos. Durante um dia serão abordadas técnicas básicas de eletrónica, podendo cada participante construir e personalizar o seu próprio instrumento sonoro de forma lúdica e experimental.

nota cada participante deve trazer uma pilha de 9V e uma caixa de madeira ou plástico para servir como embalagem para o seu instrumento

Inês Castanheira
Artista transdisciplinar e investigadora, o seu trabalho é um diálogo contínuo entre arte e tecnologia, explorando e combinando imagem, som, eletrónica, programação e interatividade. Desenvolve projetos em múltiplos domínios e ambientes colaborativos, na forma de vídeo, instalações, objetos eletrónicos, performances audiovisuais, concertos e workshops.
Nos últimos anos, tem investigado e experimentado estratégias DIY, hardware hacking e a reciclagem criativa de aparatos eletrónicos obsoletos ou descartados.

 

dia 16, sexta-feira

No último dia, despedimo-nos pela manhã com uma conversa à moda dos beats do dj e programador Terzi. É com Tiago Sampaio que encerra o Circuito Summer School, através da partilha de ideias e sonoridades numa sessão de improvisação.

conversa com Terzi 10:30 às 12:30

sessão de improvisação 14:30 às 18:30

Terzi

O equilíbrio e a euforia do beat matching, que é a soma de dois momentos e de duas fisicalidades, definem a linha de baixo harmoniosa e delirante onde Gonçalo, Terzi, habita e nos recebe. E ficamos com ele, seduzidos e tranquilos. E felizes. Porque, se uma das primeiras palavras ditas num ensaio da definição de música é felicidade, terá também de ser a primeira para o definir como DJ, programador e agitador de ferramentas atentas e generosas com que, desde 2010, vive e trabalha um circuito ascendente e luminoso.

Tiago Sampaio

Tiago Sampaio (1992) é músico, produtor, compositor, e multi-instrumentista sediado em Braga. É licenciado em Design Gráfico pelo IPCA, detentor do 4º Grau do conservatório em guitarra clássica pela ABRSM London, tendo ainda estudado guitarra Jazz com o Holandês Richard Okkerse. É fundador dos Grandfather’s House, formação que conta com três discos editados e passagens por alguns dos principais festivais portugueses e europeus. A solo apresenta-se como St. James Park, onde explora uma sonoridade mais eletrónica e experimental. Tem colaborado com artistas como TOKiMONSTA e FKAjazz, Adolfo Luxúria Canibal (Mão Morta), Cláudia Guerreiro (Linda Martini), Paulo Furtado (The Legendary Tigerman), Pedro Oliveira (krake; Clã), Selma Uamusse, First Breath After Coma, entre outros.
Integra ainda o coletivo criativo bracarense Cosmic Burger, que se dedica à criação artística e ao apoio a criadores.

 

Circuito é o Serviço Educativo da Braga Media Arts e vem fazer múltiplas ligações entre criação, Media Arts e comunidade. Aqui as novas tecnologias são motor de produção, de conhecimento e de fruição da arte. E as atividades são pensadas para escolas, famílias, crianças, professores, seniores, comunidades, profissionais, amadores, artistas e quem mais quiser juntar-se.Este é um Circuito aberto a todos. Conheça-o melhor aqui.

mini circuito · atividades e espetáculos para crianças, acompanhadas por familiares
circuito escolar · atividades para a comunidade escolar
circuito avançado · atividades e formação para públicos jovem, adulto e iniciado
circuito para todos · atividades e espetáculos para todos os públicos

Created using Figma