dança / música / teatro

ensaio aberto: ivu’kar, por joão grilo

27 Set 2025

Sábado

18:00

gratuito

blackbox

plateia sentada

Interessado pelas linguagens do espanto, do invisível e do absurdo, Grilo é performer, compositor, poeta e improvisador. O seu trabalho foca-se na interseção da música com a escrita, a dança, o teatro e o cinema. Participou em mais de uma quinzena de álbuns, compôs uma ópera de câmara e criou bandas sonoras para espetáculos de dança, teatro e cinema. Atualmente, está a desenvolver ivu’kar, uma obra que inclui um sleeping concert, uma performance multidisciplinar, um filme e propostas artísticas para atos de cuidado coletivo. O artista estará em residência no gnration e, no final, abrirá as portas da blackbox para o ensaio geral de ivu’kar.

ivu’kar é uma performance sobre o cuidado que se desenvolve em torno de uma linguagem plástica, simbólica, sonora e gestual que eu crio em colaboração com a minha mãe.  É uma ficção do real onde fazemos o arquivo das coisas invisíveis da nossa vida, visitando os nossos rituais de cuidado mútuo em momentos chave como o meu nascimento, a partida da minha mãe e o porvir. O ivu’kar acompanha-nos como um amuleto ou ferramenta mágica para processarmos a experiência de nascer e a experiência de morrer. É uma forma de darmos continuidade a uma língua fictícia que inventámos quando eu era minúsculo. Depois é uma prática de tradução infinita dessa língua: para a luz, o fumo, o vapor, o piano, os gestos, os actos de cuidado, as idades, as expectativas e a curiosidade. Continuando a lista: ivu’kar é sobre o infinito, a mãe, o filho, o pássaro, o tempo, a língua, a irmã, o espanto, o riso, o choro, o colectivo, a esfera, a linha e o sempre. – Grilo

conceção, performance, música grilo
apoio à criação
maria josé araújo
desenho de luz
santiago tricot
desenho de som
quico serrano
cenografia
pedro azevedo
apoio ao movimento e olhar exterior
inês campos
apoio à dramaturgia inês campos, pietro romani, ana madureira, vahan kerovpyan, mafalda araújo
apoio à língua gestual
rita soares, ges tu
produção e gestão
menosmuitomais crl

projeto financiado pelo programa criatório da ágora – cultura e desporto do porto, e.m., s.a; direção geral das artes /ministério da cultura e fundação gda.

apoios tba, kulturfabrik, circolando, osso colectivo, túnel, caaa, universidade católica do porto, gnration

 

apoios república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses.

Created using Figma