música

nina nastasia

apresenta riderless horse

10 Mar

Sexta

22:00

9 eur

blackbox

m/6

Riderless Horse (Temporary Residence Limited, 2022) marca o regresso ao ativo de Nina Nastasia, doze anos após o seu sexto álbum de estúdio, Outlaster (FatCat Records, 2010), todos eles gravados pelo mago Steve Albini. Um hiato demasiado grande, que em norma, noutros artistas, se poderia justificar pela exploração de outras disciplinas artísticas ou por simples afastamento criativo. Não é o caso da cantora folk norte-americana. A relação abusiva que vivia com Kennan Gudjonsson, companheiro, manager e parceiro criativo, que perdurou por 25 anos, levaria a afastá-la não só da música, mas também do mundo, da família, dos amigos, procurando esconder a toxicidade do momento que vivia e no qual se tinha deixado engolir. Em janeiro de 2020, desesperada, numa tentativa de salvação, Nina deixava-o. Gudjonsson suicidara-se no dia seguinte. Numa nota que acompanha o novo disco, Nina descreve o momento como uma espécie de libertação. Riderless Horse não é apenas o retorno de uma artista de culto, adorada por John Peel, que a catapultou para a ribalta. Riderless Horse é um importante e profundo testemunho, manifestado através de canções diretas, brutas, dolorosamente despidas do medo, de um abuso psicológico, manipulador e asfixiante, de um ser sobre o outro, semelhante a tantas outras e imensas histórias que neste preciso momento estão a acontecer, todas elas com carácter de singularidade — nenhuma história de uma relação tóxica é igual.
Aos 56 anos, Nina Nastasia parte em busca da reconciliação consigo própria, utilizando a música construir uma nova fase na vida e recorrendo à intimidade das suas canções para partilhar o vivido, numa tentativa de ajudar e aproximar outras mulheres — mas também procura falar sobre suicídio e doença mental. De Gudjonsson, Nina não guarda rancor, recordando-o com carinho por tudo o que de bom ele fez por ela; apenas o gosto amargo de se ter sentido emocionalmente responsável pela sua partida quando o encontrou morto no estúdio que detinham. Riderless Horse não é só um disco — e um dos melhores deste 2022 — é uma bóia de salvamento de Nina para outras Ninas.

After a 12-year absence, American folk singer-songwriter Nina Nastasia returns with her seventh studio album, ‘Riderless Horse’, a raw celebration of survival.

Created using Figma