alt.history / conversas
burak arikan
As novas tecnologias e os desenvolvimentos culturais são frequentemente sinónimo de apagamento; esquecendo o porquê ou como costumávamos fazer as coisas, e que palavras ou comunidades significavam. Ao abordar momentos, práticas e trabalhos que desapareceram da memória (ou foram completamente esquecidos) nas últimas três décadas, o ciclo de conversas alt.history apresenta especialistas em cultura e estética, numa reflexão que procura ressurgir e reexaminar as narrativas perdidas da cultura digital. Este ciclo tem curadoria da Holo (holo.mg), plataforma editorial e curatorial Canadiana, criada em 2012, e que se debruça sobre as trajetórias emergentes na arte, ciência e tecnologia.
#3 — burak arikan
Sediado em Nova Iorque e Istanbul, Burak Arikan é um artista que trabalha com redes de dados complexas e explora economias políticas de dados, infraestruturas descentralizadas e tecnologia de blockchain. Fundador da Graph Commons, uma plataforma colaborativa para mapeamento, análise e publicação de redes de dados, Arikan investiga questões sociais e transforma as suas descobertas em algoritmos e maquinaria abstrata. Esta data é usada como matéria-prima para gerar mapas de rede e interfaces de dados, que são depois aplicados na criação de performances, instalações, software e impressões. Os trabalhos de Arikan foram apresentados um pouco por todo o mundo, em locais como o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, Bienal de Arquitectura de Veneza, Bienal de São Paulo, Bienal de Istambul, Bienal de Berlim, Transmediale, Ars Electronica, Sonar, LABoral e Museu de Arte Contemporânea de Tóquio.
Curated by Holo (holo.mg), a editorial and curatorial platform for emerging trajectories in art, science, and technology, alt.history is an online conversation series about digital culture’s lost narratives.
o ciclo alt.history tem curadoria da holo.mg