e c o t a c t i c s
steven feld
Centrando-se nas metodologias exploratórias da literacia ambiental, E C O T A C T I C S é uma série de conversas que cruza uma rede de investigadores que têm vindo a experimentar novas abordagens para a investigação ecológica.
Derivando em torno de conversas sobre o trabalho de campo, metodologias de investigação, ecopedagogia e práticas ecocríticas, este programa reúne artistas e investigadores, que desenvolvem o seu trabalho através dos campos da arte e antropologia sonora, estudos dos media, hidrofeminismo, e ativismo pedagógico. Ao fazê-lo, aborda debates atuais sobre o extrativismo e política de recursos, oceanografia e ecologia sonora, a distribuição da toxicidade e a circulação dos meios digitais.
#1 — steven feld
Antropólogo, cineasta, músico, e artista sonoro. Steven Feld é Senior Scholar na Escola de Investigação Avançada em Santa Fé, Novo México, e Professor Distinto de Antropologia Emérito na Universidade do Novo México. A sua pesquisa sobre ecologia sonora e arte criativa na Papua Nova Guiné, Europa do Sul, Japão e África Ocidental é publicada em gravações, filmes e textos. A investigação académica de Feld diz principalmente respeito à antropologia do som, um termo que ele inventou em 1972 para alargar a antropologia da música e da linguagem a um foco sensorial e estético mais crítico sobre voz e poética, relações sonoras de todas as espécies, meios de comunicação e tecnologias, e acústica ambiental e ecológica.
margarida mendes
Margarida Mendes é investigadora hidrossónica, curadora e ambientalista. Cria fóruns e exposições transdisciplinares onde modos alternativos de educação e práticas sensoriais podem catalisar imaginação política e a ação restaurativa. Participa em coletivos de ativismo anti-extrativo e ecopedagogia, colaborando com ONGs marinhas, universidades e instituições do mundo da arte.
curadoria e moderação margarida mendes