e c o t a c t i c s
am kanngieser
Centrando-se nas metodologias exploratórias da literacia ambiental, E C O T A C T I C S é uma série de conversas que cruza uma rede de investigadores que têm vindo a experimentar novas abordagens para a investigação ecológica.
Derivando em torno de conversas sobre o trabalho de campo, metodologias de investigação, ecopedagogia e práticas ecocríticas, este programa reúne artistas e investigadores, que desenvolvem o seu trabalho através dos campos da arte e antropologia sonora, estudos dos media, hidrofeminismo, e ativismo pedagógico. Ao fazê-lo, aborda debates atuais sobre o extrativismo e política de recursos, oceanografia e ecologia sonora, a distribuição da toxicidade e a circulação dos meios digitais.
margarida mendes
Margarida Mendes é investigadora, curadora e ambientalista. Cria fóruns e exposições transdisciplinares onde modos alternativos de educação e práticas sensoriais podem catalisar imaginação política e a ação restaurativa. Participa em coletivos de ativismo anti-extrativo e ecopedagogia, colaborando com ONGs marinhas, universidades e instituições do mundo da arte.
#5 – am kanngieser
Investigador, geógrafo e artista sonoro, AM Kanngieser trabalha as relações entre pessoas, lugares e ecologia. Combinando testemunhos orais, poesia e voz com paisagens sonoras detalhadas e gravações de campo, AM cria instalações imersivas e peças de arte radiofónicas. O seu trabalho sonoro foi comissariado pela Documenta 14 Radio, BBC 3, ABC Radio National, Museu da História Natural de Londres e Deutschland Radio.
Desde 2015, AM tem colaborado com mulheres do Pacífico, artistas, organizadores e investigadores no projeto Climates of Listening, que procura amplificar os movimentos de autodeterminação em relação à contínua colonização europeia e norte-americana através dos movimentos de extração de recursos, do racismo ambiental e do desastre ecológico. É ainda autor dos livros Experimental Politics and the Making of Worlds (2013) e Between Sound and Silence: Listening towards Environmental Relations (ainda por lançar), e os seus artigos apareceram em publicações como South Atlantic Quarterly e WIREs Climate Change. A sua peça radiofónica And Then The Sea Came Back foi nomeada para o 2017 Prix Ars Electronica e já foi destacado em publicações de arte e música como The Wire: Adventures in Sound and Music, Quietus, Transmediale, Outline e Art Quarterly.
curadoria e moderação margarida mendes