e c o t a c t i c s
melody jue
Centrando-se nas metodologias exploratórias da literacia ambiental, E C O T A C T I C S é uma série de conversas que cruza uma rede de investigadores que têm vindo a experimentar novas abordagens para a investigação ecológica.
Derivando em torno de conversas sobre o trabalho de campo, metodologias de investigação, ecopedagogia e práticas ecocríticas, este programa reúne artistas e investigadores, que desenvolvem o seu trabalho através dos campos da arte e antropologia sonora, estudos dos media, hidrofeminismo, e ativismo pedagógico. Ao fazê-lo, aborda debates atuais sobre o extrativismo e política de recursos, oceanografia e ecologia sonora, a distribuição da toxicidade e a circulação dos meios digitais.
margarida mendes
Margarida Mendes é investigadora hidrossónica, curadora e ambientalista. Cria fóruns e exposições transdisciplinares onde modos alternativos de educação e práticas sensoriais podem catalisar imaginação política e a ação restaurativa. Participa em coletivos de ativismo anti-extrativo e ecopedagogia, colaborando com ONGs marinhas, universidades e instituições do mundo da arte.
#3 – melody jue
Melody Jue é professora associada de inglês na Universidade da Califórnia e trabalha nos campos das humanidades oceânicas, ficção científica, estudos científicos, e teoria dos media. Melody é mergulhadora e autora de Wild Blue Media: Thinking Through Seawater (Duke University Press, 2020), livro com o qual ganhou o prémio Speculative Fictions and Cultures of Science 2020, e com Rafico Ruiz editou Saturation: An Elemental Politics (Duke Press, 2021). Melody Jue publicou artigos em diversas revistas como a Grey Room, Configurations, Women’s Studies Quarterly, Resilience e Media+Environment. O seu novo trabalho explora a mediação de algas marinhas em contextos trans-Pacíficos.
curadoria e moderação margarida mendes