órbita

sarnadas + inês castanheira

Sarnadas é uma das entoações inquisitivas de João Sarnadas, músico e artista transdisciplinar (Well, José Pinhal Post-Mortem Experience, Flamingos) e membro do coletivo Favela Discos. Sob este epíteto, polariza a sua expressão relativamente ao seu projeto solo Coelho Radioactivo, despindo o som de artifícios e focando-se na manipulação clínica de momentos pelo estender das melodias em longas camadas. O seu novo tento, The Hum, sintetiza o método de construção musical na busca de miragens e paisagens constantes, mas mutantes. O nome The Hum surge de um fenómeno auditivo envolto em mistério: um som de baixa frequência presente em várias cidades, persistente e invasivo, de origem desconhecida, não audível por todas as pessoas, uma presença sonora intangível, abstrata e desconhecida.
Para a apresentação no ciclo órbita, Sarnadas convida Inês Castanheira para a criação conjunta de uma peça audiovisual, onde o som e o vídeo entram num diálogo que procura abordar um espaço cenográfico, que reflita uma ideia de espaço disforme e que habita algures entre o real e o universo dos sonhos ou do surrealismo.
Artista transdisciplinar e investigadora, Inês Castanheira foca o seu trabalho no diálogo contínuo entre arte e tecnologia, explorando e combinando imagem, som, eletrónica, programação e interatividade.

Created using Figma