alt.history

alt.history #2 – rosa menkman

rosa menkman

As novas tecnologias e os desenvolvimentos culturais são frequentemente sinónimo de apagamento; esquecendo o porquê ou como costumávamos fazer as coisas, e que palavras ou comunidades significavam. Ao abordar momentos, práticas e trabalhos que desapareceram da memória (ou foram completamente esquecidos) nas últimas três décadas, o ciclo de conversas alt.history apresenta especialistas em cultura e estética, numa reflexão que procura ressurgir e reexaminar as narrativas perdidas da cultura digital. Este ciclo tem curadoria da Holo (holo.mg), plataforma editorial e curatorial Canadiana, criada em 2012, e que se debruça sobre as trajetórias emergentes na arte, ciência e tecnologia.

#2 – rosa menkman

Rosa Menkman é artista e investigadora holandesa. O seu trabalho centra-se em artefactos sonoros que resultam de acidentes tanto na media analógica como digital. Estes artefactos podem oferecer conhecimentos preciosos  sobre a alquimia obscura da da definição de normalização e de resolução. Como compêndio desta pesquisa, publicou “Glitch Moment/um” (inc, 2011), um pequeno livro sobre a exploração e popularização dos glitch artifacts.

Menkman desenvolveu e destacou a política de estabelecimento da resolução num segundo livro intitulado “Beyond Resolution” (i.R.D., 2020). Neste livro, descreve como a normalização de resoluções é um processo que geralmente promove a eficiência, a ordem e a funcionalidade nas nossas tecnologias. Mas como efeito secundário, o estabelecimento de resoluções também compromete e ofusca possibilidades alternativas. Em 2019 Menkman ganhou o prémio Collide, Arts no CERN Barcelona, que inspirou a sua recente investigação sobre imagens im/possíveis. Nesta nova investigação, pretende encontrar novas formas de compreender, utilizar e perceber através e com as nossas tecnologias.

Created using Figma