residências artísticas
st. james park
Depois de fundar a sua banda Grandfather’s House, com Rita Sampaio (IVY, Isa Leen) e de ter realizado digressões pela Europa com diferentes álbuns, Tiago Sampaio, decide começar uma nova aventura como St. James Park, explorando, desta vez, a música eletrónica. Influenciado por eletrónica experimental, música clássica e hip-hop, o músico, produtor e compositor nascido em Braga lança em 2020 o seu álbum de estreia, Highlight, que conta com a participação de artistas como Lince, Noiserv e IVY. Depois de Highlight, Tiago Sampaio teve oportunidade de integrar o álbum Oasis Nocturno (Remixed) de TOKiMONSTA e, ainda, lançar remixes para bandas como First Breath After Coma e Sensible Soccers. Em junho de 2021, como St. James Park lança a NFT Cobras, juntamente com Conan Osiris, Holly e Pedro Mkk. Em fevereiro deste ano edita o EP Rewind, onde introduz ritmos voltados para a pista de dança, numa abordagem mais clubbing. Ao longo dos últimos anos, tem também vindo a trabalhar para espetáculos de teatro, dança, moda e cinema, onde se destaca o seu último trabalho com a artista Cláudia Guerreiro para o filme “Häxan”.
Agora, St. James Park prepara um novo registo e um novo espetáculo, com o apoio do programa à criação artística local Trabalho da Casa. A partir de uma residência artística que arrancou em março, desenvolvida com convidados, apresentará o resultado final num espetáculo em estreia neste concerto. Neste novo trabalho, Tiago Sampaio focar-se-á em manter as pessoas a dançar, explorando samples, drum machines e sintetizadores na sua composição.
Desde o início de 2015 que o Trabalho da Casa tem sido um palco privilegiado para artistas locais e uma força motriz singular na produção musical da cidade de Braga. Com mais de uma dezena de projetos já apoiados, o programa de criação artística do gnration desafia músicos e bandas a construírem novas obras discográficas e espetáculos, partindo de incubação em contexto de residência.