serviço educativo / workshop

masterclass com vincent moon

ancient shamanism, nomadic cinema and the in between – how (and why) to create in the archaic revival por vincent moon

14 Dez

Sábado

14:00‑17:00

7 eur

sala de formações

Nos últimos anos a cidade de Braga assumiu uma posição dianteira no domínio das media arts em Portugal, cimentada pela atribuição do título de Cidade Criativa da UNESCO e legitimada, entre outros, pelo sucesso internacional do festival SEMIBREVE, pelos já históricos Encontros da Imagem, pela oferta artística e formativa do gnration e pelo crescente número de artistas a operar nesta área. O OCUPA, evento promovido pela cooperativa AUAUFEIOMAU com apoio da Câmara Municipal de Braga e gnration, visa promover uma perspetiva sobre a produção artística nos domínios da música eletrónica e arte digital por artistas oriundos ou residentes em Braga, componente vital para a plena afirmação de Braga como cidade de referência nas media arts.

Para a sua quarta edição o OCUPA volta a abrir a porta a artistas internacionais, em diálogo com o talento local. O projeto cinematográfico Híbridos, de Vincent Moon e Priscilla Telmon, será musicado ao vivo pelo libanês Rabih Beaini e pelo português Pedro Oliveira. O programa completa‑se com Frederico Dinis, Cody XV e a apresentação final do Clube de Inverno, este ano liderado pelos Sensible Soccers e pela artista visual Cláudia Oliveira. A tarde será ocupada com um programa de conversas sobre a relação entre tecnologia, arte e performance, com a participação de Silvestre Pestana, Heitor Alvelos, Miguel Pedro, Pedro Oliveira e Pedro Portela. Pela primeira vez no programa, o OCUPA apresentará uma masterclass, conduzida por Vincent Moon.

ancient shamanism, nomadic cinema and the in between – how (and why) to create in the archaic revival

Como filmamos hoje? E quem é que filmamos? Por que fazemos imagens e com que impacto, num momento de crise global? Numa rara e intensa masterclass, recorrendo a alguns dos seus próprios filmes e gravações musicais feitas um pouco por todo o mundo, o cineasta e artista francês Vincent Moon vai explorar ligações entre as ferramentas digitais modernas e as antigas técnicas sagradas de xamãs e  curandeiros ‑ e encontrar associações estranhas e impressionantes entre os dois mundos.

limitado a 40 participantes
masterclass ministrada em inglês

Created using Figma