cinema

cinema no pátio: viagem a itália, de roberto rossellini
cinema no pátio
viagem a itália
roberto rossellini / itália / 1954 / drama / 75’ / m/12
com ingrid bergman, george sanders e maria mauban
Os Joyce são um casal inglês interpretado por Ingrid Bergman e George Sanders que viaja para Itália com o objetivo de ver uma propriedade perto de Nápoles, recentemente herdada. Rossellini transforma a história de um casal aborrecido a viajar por Itália numa história sobre crueldade e cinismo, à medida que o casamento destas duas personagens se desintegra.
cinema no pátio* 2020
A Viagem é uma das matrizes essenciais da arte cinematográfica desde a sua génese. Logo na primeira sessão de cinema, a 28 de dezembro de 1895, uma viagem de comboio que chegava à gare de La Ciotat ‘parecia’ sair da tela para a sala do Grand Café des Capucines em Paris. Por isso pode dizer-se que a ilusão da viagem existe no cinema desde sempre, e que o cinema é, também ele uma viagem: pelo menos no tempo cronológico de cada filme e no tempo imaginário de cada história. Num ano tão particular como o de 2020, o Cinema no Pátio propõe quatro viagens cinematográficas: a de redenção de um casal em Viagem a Itália (Roberto Rossellini, 1954), a viagem interior ou da memória em Nostalgia (Andrei Tarkovsky, 1983), o êxodo atemporal de Em Trânsito (Christian Petzold, 2019) e a road trip de Ao Correr do Tempo (Wim Wenders, 1975).
por Eduardo Brito
o ciclo Cinema no Pátio 2020 é programado por Eduardo Brito.
Eduardo Brito trabalha em cinema, fotografia e escrita. Os seus trabalhos exploram os temas verdade-ficção-memória, bem como a relação texto-imagem. Realizou as curtas metragens “Penúmbria” (2016), Declive (2018) e “Ursula” (2020). Escreveu o argumento das curtas “O Facínora” (Paulo Abreu, 2012), “A Glória de Fazer Cinema em Portugal” (Manuel Mozos, 2015) e “O Homem Eterno” (Luís Costa, 2017) e, com Rodrigo Areias, da longa “Hálito Azul” (2018). Estudou e lecionou na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e fez especialização em guião para cinema na Escuela Internacional de Cine y Televisión em Cuba.
acesso
o acesso é gratuito, mas com obrigatoriedade de levantamento de bilhete, disponíveis uma hora antes de cada sessão (abertura 20:30, sessão 21:30).
*alteração do local
Informamos que de modo a ir de encontro a um contexto de maior conforto e segurança no atual contexto de pandemia, as sessões do cinema do pátio decorrerão na blackbox.
This year’s Cinema no Pátio proposes four cinematographic journeys: the redemption of a couple on a ‘Trip to Italy’ (Roberto Rossellini, 1954), the interior journey in ‘Nostalgia+ (Andrei Tarkovsky, 1983), the timeless exodus of ‘Transit’ (Christian Petzold , 2019) and the road trip of ‘Kings of the Road’ (Wim Wenders, 1975).