música

lucrecia dalt

apresenta no era sólida

7 Nov

Sábado

18:00

7 eur

blackbox

info covid-19: leia aqui os procedimentos para visita ao espaço

Seis anos após ter passado pelo gnration, em noite partilhada com os Pere Ubu de David Thomas, a produtora colombiana Lucrecia Dalt regressaria a Braga em março deste ano para apresentar Anticlines, sétimo e então seu mais recente disco, lançado em 2018, que marcava a sua estreia pela editora nova-iorquina RVNG Intl. A noite seria partilhada com Jerusalem In My Heart, projeto de Radwan Ghazi Moumneh, uma das figuras de proa do movimento musical contemporâneo de Montreal e do Médio-Oriente.
Mas nem tudo a pandemia deitou por água, bem pelo contrário: a reposição do concerto de Lucrecia Dalt traz um fresquíssimo novo disco. No era sólida viu luz na primeira quinzena de setembro e mantém como casa editorial a mesma do seu antecessor. Lucrecia descreve-o como “um caminho introspetivo para ambientes sobrenaturais, onde o Eu se transforma em som, funcionando como uma bússola para os que procuram uma possessão musical”. O disco mantém também a busca incessante de Lucrecia pela abstração contínua de percussão e pulso, explorando a música ambient e tornando-a em algo próprio, inovador e incomum, que resvala para uma espécie de poesia eletrónica de cunho etéreo e surrealista. Apesar de viver em Berlim, procura estar sempre próxima das raízes da sua cultura. Se em Anticlines se apoia nos ritmos tradicionais da América do Sul para dar corpo à composição eletrónica contemporânea que apresentara, em No era sólida extravasa o campo artístico e reverte parte das receitas para a associação Terra Digna, organização que trabalha em prol da defesa das comunidades colombianas afetadas por políticas económicas que violam os direitos humanos e devastam o meio ambiente. Engenheira geotécnica de formação, inspira-se na antiga atividade profissional como metáfora, contexto e ambiente para a música que cria.
Lucrecia colaborou ao longo dos anos com nomes bem conhecidos da praça como Julia Holter, Rashad Becker, F.S. Blumm ou Gudrun Gut, mas só ao sétimo disco teve finalmente a atenção internacional que merecia. Ao oitavo, chega a certeza de que é uma artista singular com obra brilhantemente invulgar.

classificação etária m/6 anos

Berlin-based Colombian electronic producer Lucrecia Dalt presents her eighth studio album ‘No era sólida’.

Created using Figma