cinema / instalação / música
ocupa #5 - perspetiva sobre música eletrónica e arte digital em braga
com clube de inverno, haarvöl, inês malheiro + gonçalo penas, duarte amorim, imaginando + fred rompante, surma, laetitia morais, ana deus, fernando josé pereira e vítor ribeiro
info covid-19: leia aqui os procedimentos para visita ao espaço
Desde 2017 que Braga é Cidade Criativa da UNESCO no domínio das media arts, título e posicionamento que a integra numa rede de 246 cidades que colocam a criatividade no centro do seu desenvolvimento social, cultural e económico. Contribuindo para legitimação deste título está o sucesso internacional do festival SEMIBREVE, os históricos Encontros da Imagem, a oferta artística e formativa do gnration, e o crescente número de artistas a operar nesta área, mas também o OCUPA, evento promovido pela cooperativa AUAUFEIOMAU com apoio do Município de Braga e gnration.
Com o claro objetivo de promover uma perspetiva sobre a produção artística nos domínios da música eletrónica e arte digital, protagonizada por artistas oriundos ou residentes em Braga, o OCUPA apresentou já quatro edições de sucesso. Para a sua quinta edição, apresenta um programa de concertos, instalações e uma conversa, onde artistas locais e figuras de referência nacional se cruzam.
programa
quinta · 17 dez
10:00-13.00/14:00– 20:30 · instalação · polissonografia II, por duarte amorim · sala de formação
10:00-13.00/14:00– 20:30 · instalação · light grains, por fred rompante e imaginando · pátio interior
19:30 · concerto · canal – conduto, por inês malheiro e gonçalo penas – sala multiusos
sexta · 18 dez
10:00-13.00/14:00– 20:30 · instalação · polissonografia II, por duarte amorim · sala de formação
10:00-13.00/14:00– 20:30 · instalação · light grains, por fred rompante e imaginando · pátio interior
19:30 · música · clube de inverno, com surma e laetitia morais – blackbox
sábado · 19 dez
10:00-13:00 · instalação · polissonografia II, por duarte amorim · sala de formação
10:00-13:00 · instalação · light grains, por fred rompante e imaginando · pátio interior
10:30 · filme-concerto · o gabinete do dr. caligari, por haarvöl · blackbox
16:30 · conversa · música e cinema – fernando josé pereira, ana deus e vítor ribeiro · online, youtube gnration
instalação · polissonografia II, por duarte amorim
projeto vencedor dos laboratórios de verão 2020
Numa sociedade de relações ininterruptas o sono é o último lugar de resistência ao online continuo. No entanto, a ideia da aniquilação do sono para garantir o progresso está cada vez mais presente numa sociedade capitalista e é refletida nesta instalação que consiste numa composição que conjuga elementos sensoriais como os lasers e o som, baseados nos dados dos tratamentos para distúrbios de sono.
As variações eléctricas, resultantes de maiores ou menores densidades de consciência são registadas através de uma polissonografia, que é um exame não invasivo que mede a atividade cerebral, cardíaca, ocular e muscular durante o sono. Esta recolha de dados foi a base para a criação e manipulação da instalação.
instalação · light grains, por fred rompante e imaginando
Instalação resultante de encomenda artística que junta a Imaginando, empresa bracarense especializada no desenvolvimento de software multimédia tendo no seu portfolio várias aplicações orientadas à criação e performance musical, bem como instalações interativas, e Fred Rompante, designer de iluminação, criador visual de espetáculos e fundador da empresa de arte visual Side Effects.
filme-concerto · “o gabinete do dr. caligari”, por haarvöl
“O Gabinete de Dr. Caligari”, filme mudo de 1920 do cineasta alemão Robert Wiene, é um dos expoentes máximos do chamado “movimento expressionista alemão” referente ao início do século passado. Na celebração dos 100 anos da película de terror que melhor retrata esta corrente artística e cultural, Haarvöl, coletivo de música experimental e eletrónica composto por Fernando José Pereira e João Faria, a quem se junta Rui Manuel Vieira na componente visual, compôs música original para uma hipotética banda-sonora do filme com argumento de Hans Janowitz e Carl Mayer.
Para Haarvöl não é estranha a relação com o cinema. Desde o seu início, em 2012, que a música do projeto vem sendo caracterizada como “cinemática”. Não obstante, realizaram filmes com temáticas específicas e dois dos seus elementos são artistas visuais ligados fundamentalmente às imagens em movimento. Com nove álbuns na carreira do coletivo, publicados por editoras como a holandesa Moving Furniture Records ou as portuguesas PAD, Crónica e Amateur, mostram ainda o seu trabalho através de instalações audiovisuais, formato artístico que apresentaram já em espaços como o Museu de Serralves.
concerto · clube de inverno, com surma e laetitia morais
Apresentação pública do Clube de Inverno, espaço informal de encontro, para exploração e improvisação nos domínios do som e imagem. Nesta quarta edição, o Clube de Inverno será conduzido pela multi-instrumentista e cantora Surma e pela artista visual Laetitia Morais.
concerto · canal — conduto, por inês malheiro e gonçalo penas
A partir de uma encomenda do gnration, Inês Malheiro e Gonçalo Penas apresentam um disco-EP e uma performance que podem ser lidos como uma reflexão sobre o tempo que cada um atravessa. Da inquietação, procuraram destruir por dentro para construir por fora. De entre teorias ambiciosas, conceitos metafísicos, ideias circulares e narrativas desnaturadas, escapou a colaboração que desagua em “Canal — Conduto”. Uma colaboração que cria novos pontos de equilíbrio, onde Inês Malheiro e Gonçalo Penas são o submerso de “Canal — Conduto”.
conversa · música e cinema
Fernando José Pereira (professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e membro de Haarvöl) e Ana Deus (artista), moderado por Vítor Ribeiro (Close-Up-Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão)
A edição deste ano do OCUPA foca, com particular ênfase, a relação entre som e imagem em movimento. Fá-lo pela apresentação da banda-sonora ao vivo para “O Gabinete do Dr.Caligari”, clássico de Robert Wiene, pelos Haarvöl e através da apresentação do Clube de Inverno, iniciativa que une Surma, Laetitia Morais e um conjunto de participantes locais.
A música e o cinema serão também mote para uma conversa informal que abordará tópicos como processos colaborativos de criação e a história da relação entre os dois domínios.
17 + 18 + 19 dezembro, quinta, sexta e sábado
clube de inverno 5 euros
concerto 3 euros
filme-concerto 3 euros
conversa e instalações gratuito
classificação etária m/6 anos
parceiros auaufeiomau, município de braga, braga media arts
Braga’s position on the media arts scene has grown stronger on the past few years, leading to become an UNESCO Creative City for the Media Arts. OCUPA is a yearly event focused on showcasing Braga’s creators on the digital arts and electronic music field. After four successful editions, OCUPA returns to gnration for the fifth time with concerts, installations and talks.