dança
guelra: viagem sentimental, por francisco camacho
info covid-19: leia aqui os procedimentos para visita ao espaço
aviso: no seguimento da aplicação das novas medidas de contenção da pandemia, com entrada em vigor a 1 de dezembro, o acesso aos espetáculos do gnration requer agora a apresentação de certificado digital de vacinação completa ou comprovativo de teste negativo (PCR ou antigénio) realizado em período válido. Mais informações ou dúvidas, escreva para info@gnration.pt.
Guelra – Laboratório de Transcriação Coreográfica é um laboratório transdisciplinar desenvolvido pela Arte Total desde 2012. Este laboratório funciona em contexto de residência artística que culmina numa apresentação pública final com a organização do material produzido.
Francisco Camacho é coreógrafo, bailarino, membro fundador e diretor artístico da EIRA. Estudou dança e teatro em Portugal (Companhia Nacional de Bailado e Ballet Gulbenkian) e em Nova Iorque (Merce Cunningham Dance Studio, Movement Research, Susan Klein School e Lee Strasberg Theatre Institute), e teve formação adicional em voz, guionismo e escrita criativa. É reconhecido internacionalmente como um dos protagonistas do forte movimento da dança contemporânea que teve início no final da década de 80 em Portugal, apresentando-se pela Europa, América, África e Ásia, desde essa altura.
Vários dos seus solos, como “O Rei no Exílio” e “Nossa Senhora das Flores”, e das suas peças de grupo, como “Dom São Sebastião” e “Gust”, são hoje obras de referência na história da Dança Portuguesa.
Foi galardoado com o Prémio Bordalo da Casa da Imprensa na área da Dança (1995 e 1997) e com o Prémio ACARTE/Maria Madalena de Azeredo Perdigão da Fundação Calouste Gulbenkian (1994/95), a par de uma Menção Especial do mesmo Prémio (1992/93).
Para este Guelra, o artista apresenta “Viagem Sentimental”, trabalho que desenvolverá em residência artística ao longo de uma semana. Na final da residência, fará uma apresentação pública.
viagem sentimental
“Viagem Sentimental” é um projeto onde Francisco Camacho se centra na pesquisa de uma determinada zona geográfica para a construção de um espetáculo que reflete a sua observação de pontos de interesse e as perspetivas sobre a história, a cultura e os costumes locais que recolhe em conversas com habitantes diversificados. A reelaboração dos materiais reunidos está na base do desenvolvimento de um espetáculo sempre diferente em cada terra onde se desloca. Em Braga, o coreógrafo dar-nos-á a conhecer o seu encontro com a cidade, numa viagem em que explora as potencialidades coreográficas na paisagem e movimentos do território bracarense, a par da revisitação da sua biografia pessoal.
residência artística 6 a 11 dez
apresentação pública 11 dez
classificação etária m/6
parceiro arte total
Contemporary dance piece created by the Portuguese choreographer and performer Francisco Camacho under Guelra, an artist-in-residence program.