música
rafael toral: space quartet
info covid-19: leia aqui os procedimentos para visita ao espaço
Quando se fala em música exploratória em Portugal é obrigatório falar-se de Rafael Toral. Com carreira que remonta ao anos 80 e com estreia discográfica no início dos anos 90, década em que se notabilizou com um conjunto glorioso de trabalhos, no qual se destaca o sublime disco Wave Field – trouxe-o ao gnration em 2019, celebrando os seus 25 anos e a reedição pela editora norte-americana Drag City –, Toral é um dos poucos músicos portugueses que conquistou a admiração internacional no universo da música contemporânea mais abstrata. Entre as dezenas e dezenas de trabalhos editados, são-lhe conhecidas colaborações de respeito – Jim O’Rourke, Chris Corsano, Evan Parker, Phill Niblock, Sonic Youth ou Lee Ranaldo, apenas para citar alguns nomes – colaborações essas que são reflexo dos desafios contínuos a que propõe o seu trabalho e expõe as suas pesquisas. Entre os confrontos exploratórios de diferentes matrizes sonoras que o vemos desenvolver, está a procura de uma articulação livre nos discursos da eletrónica abstrata com o jazz, utilizando para isso recursos como o feedback, prática instrumental com a qual construiu o seminal álbum Space (2006).
É sobre esta simbiose entre a música eletrónica atípica e o jazz que o seu Space Quartet se expressa. Partindo de uma formação clássica de jazz, composta pelos experientes músicos Hugo Antunes (contrabaixo), Nuno Morão (bateria) e Nuno Torres (saxofone alto e instrumento eletrónico), a música do Space Quartet, segundo os próprios, desenrola-se num “fluxo e movimento contínuo de renovação” e em “novos lugares no espírito e na matéria, do jazz-rock ao ambient”. Em Braga, o quarteto apresenta-se no momento em que dá ao mundo dois novos discos, Under The Sun, gravado ao vivo, e Directions, álbum de estúdio editado pela portuguesa CleanFeed. “Standards de outro planeta”, como diz Toral, para assistir com os pés na Terra.
rafael toral feedback eletrónico e acústico, amplificador
hugo antunes contrabaixo
nuno morão bateria e percussão
nuno torres saxofone alto e instrumento eletrónico
Space Quartet is a cross boundaries quartet where abstract electronics dialogues with a drums-double bass-saxophone classic jazz trio line-up form.