cinema / música
info covid-19: leia aqui os procedimentos para visita ao espaço
Com mais de duzentos concertos em Portugal e na Europa, três álbuns e dois EP’s com assinalável reconhecimento nacional e internacional, os Sensible Soccers partem agora para um novo desafio quando estão para comemorar uma década da atividade: um encontro entre a sua linguagem musical e o universo único do mais aclamando cineasta português, o portuense Manoel de Oliveira. Manoel debruça-se sobre duas obras seminais do realizador, Douro Faina Fluvial e O Pintor e a Cidade, separadas no tempo por vinte e cinco anos, unidas por uma temática central: a cidade do Porto.
Partindo da sua linguagem musical própria e reconhecível, os Sensible Soccers estabelecem pontes sólidas entre os três vértices fundamentais que compõem o ideário de Manoel – os filmes que lhe servem de pretexto, a música que os unirá e o Porto que lhes oferece o cenário – para desenhar o seu quarto álbum de originais e construir um cine-concerto que materializa e desvenda o desejado encontro entre os universos aqui postos em diálogo.
O título do projeto, Manoel, reflete a intenção de conhecer, literal e fantasiadamente, uma certa intimidade do realizador, tratá-lo por tu, acompanhando-o desde o Douro e suas margens até às zonas mais altas da cidade de outrora, através dos filmes, em contraponto com o cenário e os fluxos quotidianos atuais. Manoel é, também, o rescaldo de um Porto contemporâneo a olhar-se ao espelho e a ver a sua infância enquanto cidade, a súmula ou a tradução musical deste choque entre presente e passado; o que pode nascer ao acender a memória, ao materializar a nostalgia, ao questionar a identidade.
classificação etária m/6
manoel tem o apoio do programa criatório da câmara municipal do porto
Portuguese electronic group Sensible Soccers presents a new album and a film-concert based on two films from Portuguese film director and screenwriter Manoel de Oliveira.