música
alex zhang hungtai
A 1 de novembro de 2014, no gnration, Alex Zhang Hungtai dava o último concerto como Dirty Beaches, personagem criada pelo próprio e cuja música navega em territórios tão distintos como drones instrumentais, música para cinema e um fascínio pela dissecação da música popular norte-americana, do blues ao rockabilly, passando pela soul e hip-hop, ao ponto de a tornar irreconhecível. O concerto serviria de apresentação a Stateless, o quarto e novo disco do projeto, que veria a luz do dia nesse mesmo mês, composto e gravado em Lisboa, cidade que tinha adotado para residir.
Dias antes desse concerto, no seu agora extinto Twitter, Alex anunciava o fim do projeto com o qual tinha oferecido ao mundo um conjunto de discos frescos — nota de destaque para Badlands (2010) — que atraíram os holofotes da crítica especializada. Para sorte do público de Braga, Alex estava ainda comprometido com um outro concerto, de carácter único, uma semana mais tarde, no mesmo local, ainda como Dirty Beaches, criado em contexto de residência artística e que o juntava ao seu colaborador habitual Shub Roy e ao português André Gonçalves. Isolation / Focus / Meditation passava ainda pelo estúdio para ser registado, mas nunca viria a ser editado. À época escrevíamos que Zhang Hungtai “tem provado continuamente ser um artista inquieto e multifacetado, capaz de nos desorientar com abordagens recorrentes a terrenos menos óbvios”. Pouco ou nada terá mudado desde então. Alex continuou a explorar, da música improvisada ao free-jazz, focando-se como compositor com peças ao saxofone, sintetizador, percussão e piano. Para além do seu trabalho a solo, compondo para cinema e até representando como ator, ergueu um trio de excelência com David Maranha e Gabriel Ferrandini. Agora, o músico de origem taiwanesa regressa aos concertos a solo, ao piano e saxofone, abrindo horizontes para uma futura nova praia.
Taiwanese-born Canadian musician and actor Alex Zhang Hungtai, known for his solo projects Last Lizard and Dirty Beaches, presents a piano and saxophone solo show under his own name.