música

estilhaços (adolfo luxúria canibal, antónio rafael, henrique fernandes, jorge coelho & sofia saldanha)

apresenta estilhaços de escuridão

2 Dez

Sábado

18:00

7 eur

blackbox

m/6

Estilhaços de Escuridão é o quarto e novo trabalho do projeto de spoken word, Estilhaços. Encabeçado por Adolfo Luxúria Canibal e com António Rafael, ao piano e teclado, Henrique Fernandes, no contrabaixo, e Jorge Coelho, na guitarra, este trabalho contou ainda com a colaboração da documentarista sonora Sofia Saldanha (1975 – 2022). As Listas de Lilith (2022), o último projeto da artista, vencedor do Grande Prémio no Prix Marulic – Internacional Radio Festival em maio deste ano, integra o alinhamento do disco que explora as comoções da existência humana, centradas no conceito de escuridão.
Estilhaços nasceu em 2004, como um espetáculo em que Adolfo Luxúria Canibal, vocalista e letrista dos Mão Morta, lia alguns textos e poemas do seu livro com o mesmo nome, acompanhado por António Rafael, também membro da histórica banda portuguesa. Desde então, o projeto foi evoluindo; Henrique Fernandes junta-se ao grupo e editam o disco homónimo. Com apresentações regulares, Jorge Coelho assume o posto na guitarra, completando assim a formação que hoje conhecemos. A convite da Fundação Cupertino de Miranda – Museu do Surrealismo, são convidados a preparar uma homenagem ao poeta Mário Cesariny. Este espetáculo dá origem ao segundo disco, Estilhaços e Cesariny (2011), com três escritos de Adolfo e cinco interpretações de poemas de Cesariny. Em 2012, são convidados a compor peças a partir dos livros editados na coleção “O Filme da Minha Vida”, dando origem a um novo espetáculo e ao disco Estilhaços Cinemáticos (2014). Em 2020, são convidados pelo Correntes D’Escritas, o festival literário da Póvoa de Varzim, a apresentar um novo espetáculo. Escuridão, criado em colaboração Sofia Saldanha acabaria apenas por estrear em fevereiro de 2022, devido à pandemia. Desde então, Estilhaços têm vindo a apresentar este espetáculo que deu origem a um disco com o mesmo nome, lançado a 30 de junho pela Rastilho Records.

 

Portuguese reference spoken word project presents their fourth work ‘Estilhaços de Escuridão’, created in collaboration with late Portuguese sound documentarist Sofia Saldanha.

Created using Figma