música
julho é de jazz: andré carvalho “lost in translation”
Depois do aclamado primeiro volume, em 2021, lançado pela norte-americana Outside in Music, Lost in Translation – Vol.II é o mais recente capítulo do ciclo Lost in Translation, uma série de trabalhos de André Carvalho inspirados no universo das palavras intraduzíveis. Carvalho afirma que “certamente já se deparam com conceitos para os quais não temos uma palavra na nossa língua. Isso não significa que não exista numa outra e que uma outra cultura tenha criado um termo para tal conceito. Aprender essas palavras pode ser uma forma de nos expressarmos melhor, ver o mundo pelos olhos dos outros e ter uma maior consciência do mundo exterior e interior”. Segundo o contrabaixista e compositor, o seu fascínio por palavras intraduzíveis começou por mera curiosidade, mas rapidamente se tornou algo instigante e, por isso, fazia todo o sentido continuar o projeto. Editado pela portuguesa Clean Feed Records, casa-mãe para muitos músicos nacionais e eleita “Editora de 2022” pela The New York Jazz Records, André Carvalho descreve este novo trabalho como um “álbum contemplativo, intimista e ao mesmo tempo cru”. Contando com sete composições de Carvalho e ainda uma de André Matos, a improvisação, a espontaneidade e a exploração timbre-textura estão no centro do som do trio. Voltando à ideia de que aprender palavras intraduzíveis pode ser uma ponte entre culturas, o novo álbum inclui composições inspiradas em palavras de línguas como farsi, hausa ou finlandês.
André Carvalho foi descrito pela AllAboutJazz como “deste e do outro mundo” e o The New York Times referiu-se como o contrabaixista “que devem conhecer”. A residir em Nova Iorque desde 2014, André tocou com nomes importantes do Jazz como Chris Cheek, Will Vinson e Tommy Crane, ou fora do jazz como Gilberto Gil, Carlos do Carmo ou Cristina Branco. De entre os muitos prémios que recebeu está um “Prémio Carlos Paredes 2012” com o seu disco de estreia Hajime.
andré carvalho contrabaixo double bass
andré matos guitarra guitar
josé soares saxofone saxophone
Portuguese bassist and composer André Carvalho presents his new album from the sequel ‘Lost in Translation’, a series of records inspired by untranslatable words.