instalação

ocupa #8: antecâmara, por luis lecea romera

15 Dez

a 31 Dez

gratuito

sala zero

m/6

folha de sala

Luis Lecea Romera encontra nos processos de deterioração dos territórios e paisagens um instrumento revelador das suas próprias complexidades e contradições históricas e sociopolíticas. Em Antecâmara, o artista continua esta investigação, desta vez nas margens do Gerês, após uma residência promovida pelos festivais FIBER (Amesterdão) e Semibreve (Braga). Único local na Península Ibérica onde a plantação do eucalipto está limitada juridicamente, a reserva do Parque Natural do Gerês suscita interrogações quanto à natureza do espaço. Concebida depois de um reconhecimento da área circundante, Antecâmara utiliza uma composição sonora baseada em gravações de campo captadas em zonas queimadas, inferindo-se a estreita relação dos incêndios florestais à plantação de eucaliptos. Partindo da natureza do espaço, a instalação avalia não o que a reserva protege, mas sim aquilo de que se protege. Ao induzir sons como vibrações nas lâminas de motosserras, a peça comporta-se como um instrumento. Com um som próprio, o corpo da instalação – as lâminas de motosserra – funciona enquanto material de ressonância. O seu uso alude aos instrumentos utilizados pelas Brigadas de deseucaliptização, movimentos civis e de comunidades locais que reivindicam o direito de transformar a paisagem das zonas onde vivem. Estas brigadas são expressões transfronteiriças de resistência ambiental contra a degradação das zonas rurais, respondendo ao legado que persiste desde as ditaduras ibéricas.
Artista, arquiteto e músico baseado em Amesterdão e Madrid, Luis Lecea Romera (1992) investiga o significado sociopolítico da perda e decadência nos limiares da audibilidade e visibilidade. A sua prática manipula a posicionalidade de espaços materiais e auditivos através de instalações, composições e performances. As suas obras viabilizam ambientes baseados no tempo, que revelam as dissonâncias que emergem da interação entre processos de produção, reprodução e decomposição incorporados na arquitetura e na paisagem.

 

este trabalho foi desenvolvido com o apoio do FIBER Festival e festival Semibreve, como parte do RE:SOURCE Reassemble Residency. 

 

Luis Lecea Romera debuts Antecâmara, an installation resulting from the RE:SOURCE Residency program, a partnership between Semibreve and FIBER Festival (Amsterdam).

Created using Figma