música

pluris ensemble

apresenta autorretratos musicais: três estudos introspectivos

30 Jun

Sexta

22:00

5 eur

blackbox

m/6

Fundado em 2022, Pluris Ensemble é um laboratório artístico com uma visão interdisciplinar da arte, centrada no domínio musical. Baseado na cidade de Braga, a plataforma artística propõe uma perspetiva da música como um organismo vivo, sujeito a mudanças causadas pelas variações socioculturais das épocas. Na sua prática, procuram explorar a música de forma eclética e transversal, desde a concepção e estruturação, ao formato de apresentação e de comunhão com o público. Composto por diversos músicos de formação clássica e com direção artística de Pedro Oliveira e Joaquim Pereira, Pluris Ensemble nunca se apresenta da mesma forma. Os membros vão-se adaptando e alterando a cada um dos desafios musicais a que são propostos.
O ensemble está a trabalhar em duas peças distintas. A primeira, Uma reflexão musical do tempo, é uma proposta reflexiva em torno da obra de Olivier Messiaen, de 1944, O quarteto para fim do tempo. A segunda é Autorretratos Musicais: três estudos introspectivos, que apresentam ao vivo no gnration. Este projeto é uma exploração artística conceptual que propõe, através de um processo reflexivo de criação colaborativa, desenredar o potencial autorrepresentativo da música. A indefinição e subjetividade da construção de um autorretrato musical obriga a repensar o processo criativo de composição. Desta jornada intimista entre cinco músicos, dois instrumentistas e três compositores, emergem três novas composições que refletem o processo de autorrepresentação musical e que aqui se apresentam perante o público, procurando proporcionar uma nova experiência de concerto.

Autorretratos Musicais: três estudos introspectivos é apoiado pelo Programa de Apoio a Projetos da Direção-Geral das Artes.

josé diogo martins composição
francisco fontes composição
pedro lima composição
joaquim pereira violino
pedro oliveira violino

Portuguese collective Pluris Ensemble debuts Autorretratos Musicais: Três Estudos Introspetivos, a new piece written by José Diogo Martins, Francisco Fontes, and Pedro Lima and performed by violinists Joaquim Pereira and Pedro Oliveira.

Created using Figma