exposição / programa expositivo

advice well taken, por dasha ilina

9 Mai

a 17 Ago

gratuito

m/6

Dasha Ilina documenta aquilo a que chama techlor: “conhecimento popular” acerca das funcionalidades complexas e opacas das tecnologias modernas que nos rodeiam. A artista aborda questões que afetam os nossos dados e a nossa privacidade, os atalhos que utilizamos para reparar os nossos dispositivos digitais e as explicações que encontramos para os mistérios tecnológicos do quotidiano. Para este projeto, que inclui um vídeo e uma publicação, Ilina recolheu contos populares de salvação digital – histórias quotidianas de antropomorfização, pirataria informática e todo o tipo de atalhos. São narrativas que mostram como as pessoas comuns fazem o que está ao seu alcance para afirmar o seu controlo sobre a tecnologia. 
Dasha Ilina é uma artista tecnocrítica russa, que vive em Paris. Através do uso de baixa tecnologia e de bricolage, o seu trabalho questiona o desejo de incorporação da tecnologia contemporânea na vida quotidiana. A sua prática envolve o público de modo a construir um espaço para o desenvolvimento de pensamento crítico relativamente aos imperativos sociais para o cuidado de si próprio e dos outros, à privacidade na era digital e ao impulso contemporâneo de recorrer à tecnologia para obter respostas. É a fundadora do Center for Technological Pain, um projeto que propõe soluções DIY para problemas de saúde causados por tecnologias digitais, pelo qual recebeu uma Menção Honrosa na Ars Electronica. Expôs em instituições como o Centre Pompidou, MU Artspace ou Hartware Medienkunstverein Dortmund.  

peça inserida no programa index 2024 – bienal de arte e tecnologia

obra realizada em 2019 a partir de uma residência no impakt, em utreque (países baixos)

 

impakt

european media art platform é um projeto cofinanciado pela união europeia

 

 

 

 

esta peça faz parte da exposição emap perspective #2

Advice Well Taken by Russian artist Dasha Ilina collects folklore stories of the digital salvation – from everyday stories of anthropomorphisation and hacking to all kinds of shortcuts. 

apoio república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses

apoio à internacionalização IF Export 2024 do Institut Français, Paris, e do programa Mais França do Institut Français de Portugal

Created using Figma