música

goat (jp)

apresenta joy in fear

19 Jul

Sexta

21:30

9 eur

pátio exterior

m/6

Herdeiros do jazz de Miles Davis e do avant-garde de Autechre ou Ryoji Ikeda, goat (jp) são uma daquelas bandas que é impossível conhecer sem os ver ao vivo. Com um nome discreto, encaixado algures entre os homónimos islandeses e gregos, e a gíria do Greatest Of All Time, os goat japoneses – não vá esta denominação tão concorrida suscitar confusão – desafiam o conceito do que é ser uma banda rock. O conjunto encabeçado por Koshiro Hino explora as características minimais do som percussivo, dando primazia ao ritmo e às batidas. Aos instrumentos melódicos, como a guitarra e o saxofone, é-lhes silenciada a melodia deixando apenas a casca e a base rítmica. Menos interessados numa exploração académica do que tudo isto pode querer dizer, a banda nipónica simplifica as coisas. Fazem música para o corpo, para dançar e para quem os ouve pode perder-se completamente. 
Depois de oito anos, a banda regressa aos palcos com o novo disco, Joy in Fear. À semelhança do habitual, Hino lidera a partir da guitarra, apoiado pelo baixista Atsumi Tagami a quem se junta Akihiko Ando no saxofone, enquanto Takafumi Okada e Rai Tateishi ocupam a percussão. Em palco, estes cinco músicos humanos entram num ritual rítmico que junta o urbano ao tribal e os transforma progressivamente em máquinas. Uma abordagem única que se materializa num som que podia muito bem ser descrito como tecno instrumental. 

Goat (jp), Japan’s most unorthodox band, presents its latest album Fear in Joy in an unmissable show of what can almost be described as instrumental techno.  

apoio república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses

Created using Figma